Fomento à literatura: a formação do eu – práticas literárias em sistema prisional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v7i2.271Palavras-chave:
encarceramento; didática; oficinas literárias; direitos humanos.Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar ao leitor as atividades literárias acontecidas na Penitenciária Industrial de Joinville pela óptica de seu idealizador e realizador. A prática acontece desde o ano de 2014 e já está em sua quinta publicação, sendo o foco principal dar voz aos apenados por meio das atividades de leitura e escrita. O artigo apresenta um panorama sobre o sistema carcerário nacional, além de falar sobre a redução de danos e mostrar em números e porcentagens as possíveis maneiras de fazer com que haja menos reincidências criminais por intermédio da formação de multiplicadores egressos do sistema e que diminua a criminalidade entre os jovens por meio de atividades de formação. Por fim, o artigo traz a pedagogia aplicada e expõe ao leitor uma experiência estadual que já foi premiada nacionalmente em 2017 e que se quer ampliar país afora.