Envelhecimento: aprendizagem e vivência sob a perspectiva de Erikson

Autores

  • Adelaide Kassulke Univille
  • Soares, Antonio Vinícius Univille

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v11i2.1811

Palavras-chave:

Velhice, Terceira Idade, Envelhecimento

Resumo

O processo de envelhecimento populacional está ocorrendo ao redor do planeta. O artigo é uma revisão teórico-bibliográfica e tem como objetivo trazer olhares sobre o processo de envelhecimento na interatividade indivíduo-cultura sem a pretensão de visitar todas as visões sobre o tema. Menciona-se Erikson (1963) como um clássico, por apresentar já em sua época conceitos psicossociais ao longo da vida. Aborda-se também o contemporâneo sobre o envelhecimento como um processo do desenvolvimento contínuo, multidimensional e multidirecional, integral do ser humano, que apresenta dimensões ontogenéticas, genético-biológicas, socioculturais normativas e não normativas e com ganhos e perdas nos diferentes níveis e momentos da vida (NERI, 2006). A vida tem ciclos e estágios. A velhice, terceira idade, apresenta-se como uma temática discutida e inclusa na Constituição e legalmente apoiada pelo Estatuto do Idoso no fim do século XX. Do velho ao idoso, há construções de discurso oriundas do campo político, econômico e da medicina. A intervenção precoce no âmbito da educação, da saúde e do trabalho tem sido apontada para implementar o potencial do envelhecimento bem-sucedido. É comentada uma ação com idosos: uma experiência de educação, saúde, cultura e arte.

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

Kassulke, A., & Soares, A. V. . (2022). Envelhecimento: aprendizagem e vivência sob a perspectiva de Erikson. Revista Confluências Culturais , 11(2), 72–82. https://doi.org/10.21726/rcc.v11i2.1811

Edição

Seção

Artigos Nossa vida, nosso planeta, nossa saúde