A leitura/experiência literária e o livro didático de língua portuguesa: uma conciliação necessária

Autores

  • Valéria Ribeiro de Oliveira Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v10i1.794

Palavras-chave:

leitura; experiência; livro didático.

Resumo

A presente proposta pretende analisar as abordagens que cerceiam o texto literário em manual didático adotado em escola pública destinada a alunos do 4º ano do ensino fundamental, principalmente ao que concerne aos objetivos de leitura, tendo em vista que a arte literária possui especificidades que lhe são inerentes e que, por esse motivo, requer formas diferenciadas de análise que vislumbrem uma leitura/experiência objetivando contribuir para a efetiva formação do leitor literário. Para dialogar com o estudo, baseou-se nos pressupostos de Cândido (2004), Lorrosa (2007), Yunes (2009), Soares (1999), entre outros, além do que o documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular, preconiza sobre o ensino de literatura. Diante das análises, observou-se que o compêndio, mesmo trazendo quantidade relativa de textos literários, não corrobora para a adequada escolarização, pois há incompreensão acerca da teoria literária, e a apresentação do estudo do texto é ineficiente para a formação do leitor que se pretende formar, o literário.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

Valéria Ribeiro de Oliveira Magalhães. (2021). A leitura/experiência literária e o livro didático de língua portuguesa: uma conciliação necessária. Revista Confluências Culturais , 10(1), 55–66. https://doi.org/10.21726/rcc.v10i1.794

Edição

Seção

Artigos 26º Encontro do Proler Joinville e no 11º Seminário de Pesquisa em Ling