A leitura/experiência literária e o livro didático de língua portuguesa: uma conciliação necessária
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v10i1.794Palavras-chave:
leitura; experiência; livro didático.Resumo
A presente proposta pretende analisar as abordagens que cerceiam o texto literário em manual didático adotado em escola pública destinada a alunos do 4º ano do ensino fundamental, principalmente ao que concerne aos objetivos de leitura, tendo em vista que a arte literária possui especificidades que lhe são inerentes e que, por esse motivo, requer formas diferenciadas de análise que vislumbrem uma leitura/experiência objetivando contribuir para a efetiva formação do leitor literário. Para dialogar com o estudo, baseou-se nos pressupostos de Cândido (2004), Lorrosa (2007), Yunes (2009), Soares (1999), entre outros, além do que o documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular, preconiza sobre o ensino de literatura. Diante das análises, observou-se que o compêndio, mesmo trazendo quantidade relativa de textos literários, não corrobora para a adequada escolarização, pois há incompreensão acerca da teoria literária, e a apresentação do estudo do texto é ineficiente para a formação do leitor que se pretende formar, o literário.