Literatura de cordel: uma possibilidade pedagógica na prática do cotidiano curricular e cultural da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v2i2.549Palavras-chave:
literatura; cordel; arte; EJA; escola; aprendizagem; cultura popular.Resumo
O projeto Literatura de Cordel na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi desenvolvido entre 2008 e 2009 durante as aulas de Arte em turmas de nível III na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, em Natal (RN). Os objetivos foram levar o aluno a apreciar e conhecer a linguagem da poesia popular de cordel como elemento significativo na formação cultural do povo brasileiro, especialmente da Região Nordeste, e mediar a criação e construção de histórias em formato de cordel pelos alunos da EJA como forma de propiciar a criatividade, mediante metodologias pedagógicas que articulassem maior envolvimento com uma das expressões culturais mais latentes do conhecimento popular. Essa forma de literatura foi trazida para o Brasil pelos portugueses e ganhou importância singular na cultura popular brasileira, sobretudo na Região Nordeste do país. Advinda do romanceiro europeu, a literatura de cordel aborda histórias de cavalaria, heróis, reis, lendas e mitos. No Brasil serviu como fator de divulgação de notícias, contos populares, denúncia de abusos da política e reflexo da dura situação social do nordestino (sertanejo, especialmente). Com sua linguagem simples, musicada, imagética e pautada em estruturas de rimas populares organizadas em estrofes como quadras, sextilhas, sétimas e décimas, a literatura popular ou de cordel (ou de folhetos) é uma ferramenta pedagógica muito rica para os alunos da EJA, seja para o aprendizado sobre a cultura popular brasileira ou para o desenvolvimento da percepção estética dessa manifestação importantíssima na construção cultural do Brasil.