Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais

Autores

  • Édina Francini Simão Hack

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v2i1.543

Palavras-chave:

ensino de História; patrimônio cultural; bens culturais; memória.

Resumo

Compartilhar a experiência vivenciada com os alunos do curso de Pedagogia por meio da investigação de bens culturais locais que buscou promover a reflexão sobre outras possibilidades de ensinar e aprender História é um dos objetivos do artigo. A metodologia utilizada quanto aos objetivos foi pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica e de campo. É preciso superar um modelo de ensino de História que não instiga o aluno a compreender-se como sujeito da história. Ensinar História por meio do patrimônio cultural contribui para o processo de formação do conceito de identidade, bem como para a preservação e a valorização da memória e história local, imprescindíveis para o exercício da cidadania.

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Publicado

2013-03-25

Como Citar

Édina Francini Simão Hack. (2013). Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais. Revista Confluências Culturais , 2(1), 35–46. https://doi.org/10.21726/rcc.v2i1.543