Intervenções urbanas: a arte aponta para o futuro

Autores

  • Dalvit Greiner de Paula

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v3i2.515

Palavras-chave:

cidade; cultura; intervenção urbana.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir a cidade como o lugar do encontro e do exercício do direito. Por constituir tal lugar, a cidade não pode escolher quem pretende ser parte dela, mas deve acolher com dignidade todos aqueles que a buscam por segurança e, em troca, oferece seus talentos. Dessa maneira, criando uma cultura oposta à rusticidade rural, a principal característica da cidade é ser plural e diversa. Pensar a homogeneidade significa pensar a morte da cidade. O grande desafio é garantir o acesso e a fruição da cultura e do espaço urbano, uma vez que nem todos usufruem igualmente o direito à cidade. Trata-se, pois, de indagar como e por que vários grupos e espaços foram sendo invisibilizados pelo capital, impedindo os cidadãos de se apropriarem dos espaços públicos. Essas reflexões, entre outros aspectos, mostram-nos como as intervenções artísticas urbanas, surgidas na segunda metade do século XX, resultam de uma nova consciência política contestatória, tanto do liberalismo quanto do socialismo, e propõem novas formas de ver e sentir a cidade, consolidando a ideia de intervenção urbana como estratégia de transformação física e tática de uso da cidade e da sua cultura.

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Publicado

2014-09-26

Como Citar

Dalvit Greiner de Paula. (2014). Intervenções urbanas: a arte aponta para o futuro. Revista Confluências Culturais , 3(2), 46–58. https://doi.org/10.21726/rcc.v3i2.515