Perspectivas arqueológicas e museológicas do Parque Estadual do Pico do Itacolomi e do Parque Arqueológico do Morro da Queimada – Ouro Preto (MG)

Autores

  • Cauê Donato Silva Araujo
  • Paulo Otávio Laia
  • Ana Paula de Paula Loures de Oliveira
  • Luciane Monteiro Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v3i2.514

Palavras-chave:

Arqueologia; musealização; espaço sociocultural; Ouro Preto.

Resumo

Este artigo apresenta os estudos sobre o Parque Estadual do Pico do Itacolomi e do Parque Arqueológico do Morro da Queimada, situados no município de Ouro Preto (MG), sob o viés teórico da arqueologia da paisagem e da arqueologia histórica. Com base no levantamento do contexto histórico e na análise sistemática das ruínas dispersas em ambos os locais, o intuito foi buscar elementos que permitam compreender a utilização do espaço físico para expressão de uma ordem social, apropriada e reinterpretada por diferentes sujeitos históricos ao longo do tempo. A justificativa para a empreitada encontra-se fundamentalmente na carência de dados sobre os contextos citados, que na maior parte se limitam a parcas informações oferecidas pela historiografia tradicional do século XIX. Por fim, apontamos a musealização como uma possível ferramenta para a preservação e comunicação dos sítios arqueológicos.

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Cauê Donato Silva Araujo, Paulo Otávio Laia, Ana Paula de Paula Loures de Oliveira, & Luciane Monteiro Oliveira. (2014). Perspectivas arqueológicas e museológicas do Parque Estadual do Pico do Itacolomi e do Parque Arqueológico do Morro da Queimada – Ouro Preto (MG). Revista Confluências Culturais , 3(2), 33–45. https://doi.org/10.21726/rcc.v3i2.514