Memória e poder: mulheres artistas nas exposições museológicas no Brasil e em Portugal

Autores

  • Rebecca Corrêa e Silva
  • Ursula Rosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v3i1.499

Palavras-chave:

memória; sociomuseologia; gênero; mulheres artistas.

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do papel do museu como instituição que reelabora e transmite valores e significados do patrimônio, devolvendo-os para a sociedade. Nesse aspecto, destacamos a exposição museológica enquanto veículo primordial de comunicação com o público, enfatizando sua contribuição para a construção de novas miradas sobre o patrimônio produzido por mulheres artistas. Partindo de uma perspectiva que integra sociomuseologia e gênero, fizemos uma análise comparativa de duas exposições museológicas recentes, realizadas no Brasil e em Portugal, que expuseram exclusivamente obras de mulheres artistas: O Museu Sensível – Uma Visão da Produção de Artistas Mulheres na Coleção do MARGS (Brasil) e Museu no Feminino – Mulheres Artistas na Coleção do MFTPJ (Portugal). Além da pesquisa historiográfica e qualitativa, foram entrevistados os diretores-curadores do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e do Museu Francisco Tavares Proença Júnior (MFTPJ) quanto às respectivas exposições abordadas neste estudo, a fim de complementar as informações obtidas sobre os dois casos e propiciar a fundamentação para a análise comparativa.

Downloads

Publicado

2014-03-24

Como Citar

Rebecca Corrêa e Silva, & Ursula Rosa da Silva. (2014). Memória e poder: mulheres artistas nas exposições museológicas no Brasil e em Portugal. Revista Confluências Culturais , 3(1), 57–68. https://doi.org/10.21726/rcc.v3i1.499