O biógrafo e os segredos da narrativa biográfica: o roteiro para as memórias de Joinville
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v7i3.436Palavras-chave:
literatura brasileira; biografia; autoria; Raquel S. Thiago; Wilson Gelbcke.Resumo
Desde o século XVII, quando houve o chamado nascimento do autor, a questão da autoria textual passou a ter bastante relevância, seja quanto ao público, seja quanto ao mercado editorial. Nessa direção, este artigo traça um perfil sobre o elemento da autoria, explorando entrevistas semiestruturadas feitas com os autores de duas narrativas biográficas – Primavera em pleno outono: a jovem Olívia faz 80 anos!, de Wilson Gelbcke, e Eu, Wittich Freitag, de Raquel S. Thiago. Ademais, a abordagem tem como perspectiva a relação entre o processo de desenvolvimento do texto biográfico e questões peculiares concernentes ao gênero, refletindo acerca do modo de fazer a biografia. Ressalta-se, igualmente, o discurso dos entrevistados e o que diz a literatura específica. Além disso, o lugar de fala dos entrevistados também é averiguado aqui, na medida em que um deles é historiador, e o outro, escritor profissional. Por fim, procura-se apontar, nesse caso, as diferenças e/ou as similaridades de percepção sobre o que narrar a respeito do/a biografado/a e como desenvolver tal narrativa.