Representações sobre o patrimônio na imprensa escrita de Joinville – o caso do Bar Tigre e da Casa Amarela
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v7i3.435Palavras-chave:
representações; imprensa; patrimônio cultural.Resumo
Neste artigo propomos uma reflexão sobre representações sociais e imprensa, com base nas pesquisas sobre representações sociais de Serge Moscovici (2003), Roger Chartier (1988) e Sandra Jovchelovitch (2000) e sobre comunicação social de Pedrinho Guareschi (1991). A metodologia utilizada constou de pesquisa e análise das inserções publicadas nos jornais sobre o caso denominado popularmente de Bar Tigre e Casa Amarela, assim como de revisão bibliográfica, revisão da documentação oficial sobre o processo e realização de seis entrevistas orais com profissionais de imprensa e gestores do patrimônio. Observou-se como, com seu discurso, os veículos de comunicação contribuíram para a formação e a disseminação de representações sobre os imóveis. Nessas representações, patrimônio e história estavam relacionados, e as edificações foram apresentadas como sem valor histórico, “velharias” e obstáculos ao desenvolvimento proporcionado pelo supermercado que seria construído no local. Tal debate possibilitou a reflexão sobre temas amplos, como o que é patrimônio, sua ligação com a cidade e a necessidade de estabelecer novas regras para mediar essa relação.