O Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado e as representações sobre a Guerra do Contestado
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v5i2.382Palavras-chave:
museu; representações; Guerra do Contestado.Resumo
Os museus são locais de guarda de memórias e de referências, onde as pessoas encontram as produções humanas e a materialidade, exposta por meio dos objetos, e são também pontos de conhecimento e reconhecimento das pessoas, onde as tradições, as culturas humanas e a imaterialidade se fazem presentes. O Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é salvaguardar a história do Contestado e toda a produção referente a esse conflito, além de, especificamente, tratar sobre a história da cidade de Caçador (SC). Em seu espaço expositivo contempla quatro nichos expográficos: cultura indígena, ferrovia do Contestado, imigração e colonização e a sala Guerra do Contestado, que se destina ao conflito em si, enquanto as demais dão o contexto que o propiciou. O impacto da guerra na região é inegável, e muitas pesquisas e produções historiográficas foram criadas e trabalhadas com base na Guerra do Contestado. As áreas de Antropologia, Arqueologia, Sociologia e História, esta última muitas vezes com a ajuda da história oral, fizeram um trabalho investigativo de trazer à tona os processos sociais, políticos, culturais e econômicos que envolveram tal guerra e o pós-conflito. Vislumbramos, no entanto, que na área da museologia e de museus as questões do Contestado estão restritas à guarda dos espólios ou aos resquícios físicos da guerra. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar as representações da Guerra do Contestado no museu. Mediante a análise da criação expográfica de cada nicho expográfico e dos estudos sobre a museologia, especialmente a construção dos processos museográficos e curatoriais e suas reflexões sobre a sociedade, verificaremos quais representações sobre a Guerra do Contestado estão presentes no Museu do Contestado e como a cultura material e as memórias difíceis do conflito são expostas ao público.