Patrimônio, ruínas e historicidade no século XVIII: um olhar sobre Hubert Robert
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.330Palavras-chave:
patrimônio; ruínas; historicidade; Hubert Robert.Resumo
Este trabalho procura observar transformações ocorridas no regime de historicidade do século XVIII, tendo como indício mudanças na percepção das ruínas enquanto objetos de contemplação artística e intelectual, o desenvolvimento e a afirmação de legislações e políticas de preservação do patrimônio e a produção artística do pintor Hubert Robert, ou, como era conhecido, “Robert das Ruínas”. O principal objetivo desta pesquisa incide em demonstrar como o olhar sobre as ruínas pode ser associado com questões relativas ao patrimônio e, particularmente, como esses dois pontos confluem em algumas pinturas de Hubert Robert, apresentadas e debatidas ao longo do artigo. A arte e o patrimônio, nesse caso, podem ser concebidos como resultado e/ou interpretações das mudanças que ocorriam na organização das categorias (passado, presente, futuro) temporais em fins do século XVIII.