Patrimônio, ruínas e historicidade no século XVIII: um olhar sobre Hubert Robert

Autores

  • Eduardo Roberto Jordão Knack

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.330

Palavras-chave:

patrimônio; ruínas; historicidade; Hubert Robert.

Resumo

Este trabalho procura observar transformações ocorridas no regime de historicidade do século XVIII, tendo como indício mudanças na percepção das ruínas enquanto objetos de contemplação artística e intelectual, o desenvolvimento e a afirmação de legislações e políticas de preservação do patrimônio e a produção artística do pintor Hubert Robert, ou, como era conhecido, “Robert das Ruínas”. O principal objetivo desta pesquisa incide em demonstrar como o olhar sobre as ruínas pode ser associado com questões relativas ao patrimônio e, particularmente, como esses dois pontos confluem em algumas pinturas de Hubert Robert, apresentadas e debatidas ao longo do artigo. A arte e o patrimônio, nesse caso, podem ser concebidos como resultado e/ou interpretações das mudanças que ocorriam na organização das categorias (passado, presente, futuro) temporais em fins do século XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack

Doutorando – Programa de Pós-graduação em História – Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul – Av. Ipiranga, 6681, Prédio 3, CEP: 90619, Porto Alegre, RS. Bolsista CAPES. E-mail:

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Eduardo Roberto Jordão Knack. (2017). Patrimônio, ruínas e historicidade no século XVIII: um olhar sobre Hubert Robert. Revista Confluências Culturais , 6(2), 73–87. https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.330