Patrimônio, ruínas e historicidade no século XVIII: um olhar sobre Hubert Robert

Autores

  • Eduardo Roberto Jordão Knack

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.330

Palavras-chave:

patrimônio; ruínas; historicidade; Hubert Robert.

Resumo

Este trabalho procura observar transformações ocorridas no regime de historicidade do século XVIII, tendo como indício mudanças na percepção das ruínas enquanto objetos de contemplação artística e intelectual, o desenvolvimento e a afirmação de legislações e políticas de preservação do patrimônio e a produção artística do pintor Hubert Robert, ou, como era conhecido, “Robert das Ruínas”. O principal objetivo desta pesquisa incide em demonstrar como o olhar sobre as ruínas pode ser associado com questões relativas ao patrimônio e, particularmente, como esses dois pontos confluem em algumas pinturas de Hubert Robert, apresentadas e debatidas ao longo do artigo. A arte e o patrimônio, nesse caso, podem ser concebidos como resultado e/ou interpretações das mudanças que ocorriam na organização das categorias (passado, presente, futuro) temporais em fins do século XVIII.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack

Doutorando – Programa de Pós-graduação em História – Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul – Av. Ipiranga, 6681, Prédio 3, CEP: 90619, Porto Alegre, RS. Bolsista CAPES. E-mail:

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Eduardo Roberto Jordão Knack. (2017). Patrimônio, ruínas e historicidade no século XVIII: um olhar sobre Hubert Robert. Revista Confluências Culturais , 6(2), 73–87. https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.330