Legado étnico holandês como atrativo turístico na comunidade de Castrolanda, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v6i2.329Palavras-chave:
legado étnico; identidade cultural; atividade turística; Castrolanda.Resumo
O legado étnico de comunidades de imigrantes pode ser visto como promotor e propulsor da atividade turística, pois elementos da cultura como gastronomia, música, dança, monumentos atraem turistas até as localidades que contenham tais particularidades. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a relação do legado étnico holandês com a identidade cultural local de modo a apresentar os principais produtos turísticos culturais encontrados na comunidade de Castrolanda (Paraná, Brasil). A metodologia utilizada foi de cunho teórico, realizada com base em referenciais bibliográficos, eletrônicos e pesquisa de campo. Constatou-se que os principais produtos culturais são o moinho, a Igreja Evangélica Reformada, o Museu do Imigrante, o Café Pub Kroeg “De Molen” e o Grupo Folclórico Holandês, os quais representam ingredientes culturais da identidade local: a arquitetura, a religião, a gastronomia, a dança e a música.