Entre marés e memórias: proposta de um ecomuseu na comunidade da Praia do Ervino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v15i1.2811

Palavras-chave:

Ecomuseologia, Patrimônio Cultural, Comum

Resumo

O presente artigo discute a relação entre museus, poder e representações sociais, destacando que essas instituições não são neutras, mas dispositivos que produzem e legitimam narrativas históricas, conforme argumentam Foucault (2016) e Bourdieu (1989). Museus operam por meio de critérios ideológicos que de nem o que deve ser lembrado e o que é silenciado, constituindo-se como espaços de disputa simbólica e política (Chagas, 2009; Guarnieri in Bruno; Araújo; Coutinho, 2010). Com base na crítica à museologia tradicional e na valorização da Nova Museologia, especialmente o conceito de ecomuseu formulado por Varine (2000), propõe-se uma reflexão sobre práticas museológicas comprometidas com o território e com a participação comunitária. No contexto brasileiro, a museologia social e a sociomuseologia, defendidas por autores como Chagas e Gouveia (2014), Cândido (2013) e Tolentino (2016), enfatizam a importância da justiça cultural e da escuta dos sujeitos historicamente marginalizados. Com base nesse referencial, analisa-se o caso da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul (SC) – território marcado por disputas fundiárias, transformações urbanas e apagamentos simbólicos –, como espaço propício à implantação de um ecomuseu. Ao lado de experiências como o Museu da Maré e o Museu de Favela, o ecomuseu do Ervino é pensado como dispositivo de resistência e pertencimento, que articula memória, cultura e justiça territorial em busca de um espaço de cocriação comum a toda a comunidade (Dardot; Laval, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Klug, Univille

Doutorando e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Historiador pela mesma instituição. Professor dos cursos de Direito e Comércio Exterior da Univille, Campus São Francisco do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Patrimônio, Desenvolvimento e Inovação (PODE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Eloyse Davet, Universidade da Região de Joinville

Doutoranda e mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. Historiadora pela mesma
instituição. Membro do Grupo de Pesquisa PODE e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Subjetividades e
(Auto)biografias, ambos vinculados à Univille. Bolsista da Capes. 

Downloads

Publicado

2026-08-03

Como Citar

Klug, L. F., & Davet, E. (2026). Entre marés e memórias: proposta de um ecomuseu na comunidade da Praia do Ervino. Revista Confluências Culturais , 15(1), 234–252. https://doi.org/10.21726/rcc.v15i1.2811

Edição

Seção

v. 15, n. 1: Arquitetura, museus e arquitetura de museus