Nas margens do patrimônio: revisão da produção sobre museologia LGBTQIA+ (2014-2024)

Autores

  • Vanessa Amaral Prestes Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC - Universidade La Salle)
  • Cleusa Maria Gomes Graebin Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC - Universidade La Salle)

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v14i1.2503

Palavras-chave:

Museologia social, Museologia LGBTQIA+, Revisão bibliométrica

Resumo

Este estudo realizou uma revisão bibliográfica da produção sobre museologia LGBTQIA+ de 2014 a 2024, utilizando dados do Portal de Periódicos da Capes e do Google Scholar. A análise evidenciou um aumento significativo do interesse pelo tema, impulsionado por dossiês temáticos de periódicos que promoveram o debate sobre inclusão e representação da população LGBTQIA+ nos museus. Revistas como Museologia & Interdisciplinaridade e instituições como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) se destacaram na disseminação desse conhecimento. Os temas mais frequentes incluem preservação da memória, diversidade sexual e políticas públicas, reforçando o papel dos museus como espaços críticos para a visibilidade das identidades que não seguem a norma heterossexual. Embora tenha se verificado o crescimento da representatividade LGBTQIA+ nos
acervos, a resistência ainda perpetua a invisibilização dessas narrativas. Conclui-se que a consolidação do patrimônio LGBTQIA+ nos museus brasileiros requer esforços contínuos e investimento em práticas inclusivas, incorporando o treinamento das equipes de gestão e técnico-administrativas desses espaços, além de combater ações de exclusão e ampliar o impacto das políticas inclusivas nas práticas curatoriais e nas exposições voltadas a essas comunidades.

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Biografia do Autor

Vanessa Amaral Prestes, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC - Universidade La Salle)

Doutora e mestra em Administração (Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professora e coordenadora dos cursos de graduação em Administração e Relações Internacionais na Universidade La Salle (Unilasalle). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da mesma instituição (PPGMSBC/Unilasalle), na linha de pesquisa Memória, Cultura e Identidade

Cleusa Maria Gomes Graebin, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC - Universidade La Salle)

Doutora e mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em História/
Licenciatura e especialista em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Unilasalle. Professora do
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, professora e coordenadora dos cursos de
História/Licenciatura e Teologia/Bacharelado da Unilasalle. 

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Amaral Prestes, V., & Maria Gomes Graebin, C. (2025). Nas margens do patrimônio: revisão da produção sobre museologia LGBTQIA+ (2014-2024). Revista Confluências Culturais , 14(1), 46–64. https://doi.org/10.21726/rcc.v14i1.2503