Nas margens do patrimônio: revisão da produção sobre museologia LGBTQIA+ (2014-2024)
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v14i1.2503Palavras-chave:
Museologia social, Museologia LGBTQIA+, Revisão bibliométricaResumo
Este estudo realizou uma revisão bibliográfica da produção sobre museologia LGBTQIA+ de 2014 a 2024, utilizando dados do Portal de Periódicos da Capes e do Google Scholar. A análise evidenciou um aumento significativo do interesse pelo tema, impulsionado por dossiês temáticos de periódicos que promoveram o debate sobre inclusão e representação da população LGBTQIA+ nos museus. Revistas como Museologia & Interdisciplinaridade e instituições como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) se destacaram na disseminação desse conhecimento. Os temas mais frequentes incluem preservação da memória, diversidade sexual e políticas públicas, reforçando o papel dos museus como espaços críticos para a visibilidade das identidades que não seguem a norma heterossexual. Embora tenha se verificado o crescimento da representatividade LGBTQIA+ nos
acervos, a resistência ainda perpetua a invisibilização dessas narrativas. Conclui-se que a consolidação do patrimônio LGBTQIA+ nos museus brasileiros requer esforços contínuos e investimento em práticas inclusivas, incorporando o treinamento das equipes de gestão e técnico-administrativas desses espaços, além de combater ações de exclusão e ampliar o impacto das políticas inclusivas nas práticas curatoriais e nas exposições voltadas a essas comunidades.