A família portuguesa na comunidade de Santa Isabel e sua atuação na formação dos lusodescendentes (1960-1980)

Autores

  • Natalia da Paz Lage Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2408

Palavras-chave:

imigração portuguesa, familia, identidade étnica, comunidade de Santa Isabel

Resumo

Por meio dos estudos de imigração histórica e de família, buscamos analisar a formação identitária de filhos e netos de imigrantes portugueses fundadores da comunidade de Santa Isabel, localizada na cidade de Petrópolis (RJ), com base nas interferências do núcleo familiar e do coletivo comunitário. A ideia é entender os limites da ação coletiva na formação individual dos luso-brasileiros da comunidade, assim como o papel desempenhado pelos valores culturais portugueses nesse processo. Utilizaremos os conceitos de lugares de geração, de Aleida Assmann, pós-memória, de Marianne Hirsch, e poder simbólico, de Pierre Bourdieu. No que tange à metodologia, privilegiamos a História oral, com 13 entrevistas realizadas, inserindo imigrantes e descendentes, nas quais também conseguimos captar as subjetividades dos entrevistados e seu olhar acerca do papel que ocupam na comunidade de Santa Isabel. Acreditamos, assim, ser possível destrinchar parte da complexidade presente na formação de comunidades étnicas e da identidade das famílias imigrantes que fizeram parte da construção social brasileira no século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia da Paz Lage, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e mestra em História Política, na linha de Política e Cultura, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-Uerj), com pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

da Paz Lage, N. (2024). A família portuguesa na comunidade de Santa Isabel e sua atuação na formação dos lusodescendentes (1960-1980). Revista Confluências Culturais , 13(2), 151–168. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2408

Edição

Seção

v. 13 n. 2 (2024): História e Patrimônio: Da imigração do século XIX ao presente