Memória, ruína e paisagem cultural do trabalho e da produção industrial no Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2274

Palavras-chave:

Memória. Ruína. Patrimônio Industrial. Paisagem cultural.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre memória, ruína e paisagem cultural, focando na cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, região do nordeste brasileiro. Por meio de memórias orais associadas ao patrimônio industrial, compreende-se que a atividade industrial deixa suas marcas nas paisagens urbanas, não apenas relacionadas aos vários vestígios de estruturas e instalações obsoletas e/ou adaptadas a novos usos, mas também às formas como essas paisagens são significadas e ressemantizadas pelos trabalhos da memória: é a memória na paisagem. Memória na paisagem é aquilo que permanece como ruína, resistindo entre a lembrança e o esquecimento, nas paisagens da cidade e nas paisagens da memória.

Biografia do Autor

Antonio Gilberto Ramos Nogueira , Universidade Federal do Ceará - UFC

Realizou Pós-doutorado no Centro de Investigação em Antropologia-CRIA, Universidade Nova de Lisboa-UNL e no Instituto de Estudos Brasileiros-IEB, Universidade de São Paulo-USP (2017-2018). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (1988), mestrado (1995) e doutorado (2002) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, docente do PROFHistória, no polo coordenado pela UFC e Coordenador do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica - NUDOC do Departamento de História da UFC. Foi professor da PUC-SP de 2004 a 2006. É representante da ANPUH no Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e representante da UFC no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural - COEPA-CE. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória - GEPPM/UFC/CNPq. Tem experiência na área de História do Brasil com ênfase nos seguintes temas: historiografia, políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura. Prêmio Silvio Romero 2004 com o livro "Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário".

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

do Nascimento Veras, A. S., & Ramos Nogueira , A. G. (2024). Memória, ruína e paisagem cultural do trabalho e da produção industrial no Piauí . Revista Confluências Culturais , 13(1), 130–144. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2274