Patrimônio Industrial e o Mundo: as transformações na força de trabalho da atividade econômica de Moagem de trigo na Região Metropolitana de Porto Alegre nos anos 2002 e 2021

Autores

  • Claudiâni Guimarães Vargas Gonçalves Universidade La Salle
  • Moisés Waismann
  • Jéssica da Rocha Testa
  • Judite Sanson de Bem

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2232

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de visibilizar as transformações na força de trabalho da atividade econômica de moagem de trigo na região metropolitana de Porto Alegre em 2002 e 2021. Para isso, aborda a interseção do campo de estudos do patrimônio industrial e da memória, trazendo em linhas gerais os conceitos relacionados aos saberes do trabalho, aos trabalhadores e às tecnologias derivadas do setor em questão. Para embasar a pesquisa, este estudo adotou a abordagem qualitativa, exploratória e documental, empregando a estatística descritiva na análise de dados extraídos do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET/MTE), com enfoque na quantidade de vínculos empregatícios, faixa etária, escolaridade, sexo e porte das organizações de moagem de trigo, variáveis essas observadas na pesquisa.

Biografia do Autor

Moisés Waismann

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.

Jéssica da Rocha Testa

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle, formada em história e estudante de Letras - Segunda licenciatura, na Universidade La Salle. Pesquisadora em um projeto intitulado "MEMÓRIA E MODA: A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS SELECIONADAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NOS DE 2011-2020". Participante de um projeto de intercambio UNILASALLE VIRTUAL GLOBAL EXPERIENCE 2021/2- PLATAFORMA AMERICARUM MOBILITAS na Universidade de Pontifical Catholic University of Puerto Rico. Homenageada através do Certificado de menção honrosa nas Comunicações Orais - Graduação na XVII Semana Científica Unilasalle - SEFIC 2021 pela diretoria de pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu.

Judite Sanson de Bem

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). ). Pós-doutorado em Geografia pela UFRGS - Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica do COREDE Sinos-RS. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia Ambiental. Participa, como pesquisador, do Núcleo Porto Alegre do Observatório da Metrópole (INCT/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Guimarães Vargas Gonçalves, C., Waismann, M., da Rocha Testa, J., & Sanson de Bem , J. (2024). Patrimônio Industrial e o Mundo: as transformações na força de trabalho da atividade econômica de Moagem de trigo na Região Metropolitana de Porto Alegre nos anos 2002 e 2021. Revista Confluências Culturais , 13(1), 73–90. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2232