Vila Belga: a arquitetura e tipologias de uma vila ferroviária

Autores

  • Ana Júlia Scortegagna Socal Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2222

Palavras-chave:

Vila Belga, Tipologias, Arquitetura, Vila ferroviária, Vila Belga; tipologias; arquitetura; Vila Ferroviária.

Resumo

 A Vila Belga corresponde a um conjunto habitacional localizado no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, que foi construída por uma empresa belga, detentora da concessão da construção da ferrovia que cruzava a cidade no final do século XIX. O objetivo deste estudo é analisar os aspectos arquitetônicos da Vila Belga e identificar as suas principais características, bem como as diferentes tipologias existentes e o que as diferencia. Com relação aos aspectos metodológicos, o estudo envolveu pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, incluindo plantas baixas, mapas e fotografias. O conjunto de dados pesquisados permitiu não só a identificação das características da Vila Belga e de suas tipologias, como também a comparação com o que é abordado na literatura sobre o objeto de estudo e sobre vilas operárias. Constatou-se que alguns elementos variam entre as tipologias, enquanto outros fazem a diferenciação entre as edificações do conjunto, independentemente da tipologia, refletindo a preocupação com a diversidade das unidades.

Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Possui graduação em turismo obtida na PUC/RS e Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável obtido na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, com bolsa integral CAPES. Atua como docente no curso de graduação em Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria e na Pós Graduação no Programa de Mestrado profissional em Patrimônio Cultural da UFSM. Coordena o grupo de pesquisas Turismo e Patrimônio Cultural, TUPAC. Possui experiência em planejamento turístico, desenvolvimento de programas e projetos turísticos municipais. Pesquisa e escreve sobre temas relacionados ao turismo, patrimônio cultural, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o planejamento turístico municipal e regional.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Scortegagna Socal, A. J., & Marcelo Ribeiro. (2024). Vila Belga: a arquitetura e tipologias de uma vila ferroviária. Revista Confluências Culturais , 13(1), 91–107. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i1.2222