Memória e patrimônio enquanto elementos de potência da educação patrimonial: formas de leitura e escrita historiográfica

Autores

  • Fernando Souto Dias Neto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2184

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Memória, Museu, Patrimônio

Resumo

Esta pesquisa circunscreve-se nos estudos que buscam pensar o patrimônio e a memória, focalizando o acervo do Museu Gama d’Eça (Santa Maria – RS) como um espaço que possa vir a comunicar, informar e produzir saberes pela prática educativa. A discussão gira em torno de como a memória funciona por intermédio de monumentos e acervos presentes na cidade, refletindo sobre como um acervo museológico pode ser analisado por uma perspectiva crítica e emancipatória. Dessa forma, o autor acredita que o patrimônio possa ser escrito e lido de maneira que contemple as diversas identidades locais, regionais e nacionais, além de dar visibilidade aos elementos que não estejam explícitos nas fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Capes/DS.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Souto Dias Neto, F. (2024). Memória e patrimônio enquanto elementos de potência da educação patrimonial: formas de leitura e escrita historiográfica. Revista Confluências Culturais , 13(2), 53–67. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2184