Memória e patrimônio enquanto elementos de potência da educação patrimonial: formas de leitura e escrita historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2184Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Memória, Museu, PatrimônioResumo
Esta pesquisa circunscreve-se nos estudos que buscam pensar o patrimônio e a memória, focalizando o acervo do Museu Gama d’Eça (Santa Maria – RS) como um espaço que possa vir a comunicar, informar e produzir saberes pela prática educativa. A discussão gira em torno de como a memória funciona por intermédio de monumentos e acervos presentes na cidade, refletindo sobre como um acervo museológico pode ser analisado por uma perspectiva crítica e emancipatória. Dessa forma, o autor acredita que o patrimônio possa ser escrito e lido de maneira que contemple as diversas identidades locais, regionais e nacionais, além de dar visibilidade aos elementos que não estejam explícitos nas fontes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-05
Como Citar
Souto Dias Neto, F. (2024). Memória e patrimônio enquanto elementos de potência da educação patrimonial: formas de leitura e escrita historiográfica. Revista Confluências Culturais , 13(2), 53–67. https://doi.org/10.21726/rcc.v13i2.2184
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo