Ação de educação patrimonial na comunidade de Campo Bom, município de Jaguaruna – SC

Autores

  • Bruna Cataneo Zamparetti
  • Micaella Schmitz Pinheiro
  • Carolina Porto Luiz

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v8i3.199

Palavras-chave:

salvamento arqueológico; educação patrimonial; Jaguaruna; licenciamento ambiental.

Resumo

O Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) atua há 19 anos no desenvolvimento de pesquisas e na difusão do patrimônio arqueológico, com enfoque no patrimônio catarinense. Ao longo desses anos o grupo desenvolveu inúmeras ações educativas, entre as quais propomos apresentar neste relato as realizadas no âmbito do Programa de Salvamento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de influência indireta do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, município de Jaguaruna (SC), no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com estudantes de 6.º ano do ensino fundamental da EEB Campos Verdes, no município de Jaguaruna, sul de Santa Catarina. Utilizaram-se metodologias ludopedagógicas de ensino aliadas a saída de campo durante escavação arqueológica. Todas as ações desenvolvidas se mostraram relevantes para aproximar os estudantes do patrimônio arqueológico regional, principalmente aquele que se encontra muito perto da instituição escolar, auxiliando na formação de um sentimento de valorização e subsequente preservação de tais espaços.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Bruna Cataneo Zamparetti, Micaella Schmitz Pinheiro, & Carolina Porto Luiz. (2019). Ação de educação patrimonial na comunidade de Campo Bom, município de Jaguaruna – SC. Revista Confluências Culturais , 8(3), 131–142. https://doi.org/10.21726/rcc.v8i3.199