Tempo e memória no espaço institucional: expressões da cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v12i1.1939

Palavras-chave:

Cultura. Memória. Aceleração do Tempo. Esquecimento.

Resumo

Determinados aspectos da contemporaneidade vêm provocando discussões sobre os fenômenos de aceleração do tempo e deslocamento das experiências individuais e coletivas para um espaço virtual como formas de manifestação da cultura, cujas consequências são imprevisíveis. Este artigo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre a cultura e suas formas de expressão material e imaterial, por meio de uma compreensão articulada e relacional. O estudo parte das categorias de tempo, espaço e memória, relacionando-as à produção de uma cultura material em espaços institucionais. Os resultados indicam que as categorias de tempo, espaço e memória são fundamentais para a compreensão relacional dos fenômenos culturais. Evidencia-se uma promoção do esquecimento, provocado pela aceleração do tempo e pela virtualização do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lérida Pacheco Gutierrez, Universidade La Salle

Doutora e mestra em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE). Licenciada em Letras (UFRGS). Atua como técnica-administrativa no IME/UFRGS.

Maria de Lourdes Borges, Universidade La Salle

Pós doutoranda em Responsabilidade Social Universitária pela PUC Valparaíso. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Gestão de Pessoas pela UNISINOS. Graduada em Psicologia pela UNISINOS. Atualmente é professora na Universidade La Salle atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e Coordenadora do Tecnosocial Unilasalle.

Ingridi Vargas Bortolaso, Universidade La Salle

Pós-doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Doutora em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Gerência de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana - UFN. Atualmente é professora na Universidade La Salle atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e no Programa de Educação.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Gutierrez, A. L. P. ., Borges, M. de L. ., & Bortolaso, I. V. . (2023). Tempo e memória no espaço institucional: expressões da cultura. Revista Confluências Culturais , 12(1), 42–54. https://doi.org/10.21726/rcc.v12i1.1939