Editorial

Autores

  • Roberta Barros Meira
  • Danielle Heberle Viegas

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v8i2.176

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Roberta Barros Meira

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de História e do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre circulação de saberes, natureza e agricultura (CANA). Coordenadora do NEAB- Univille (2021-2022). Vice-coordenadora do GT Patrimônio Cultural da ANPUH-SC. Editora da Revista História e Economia e Coeditora da Revista Confluências Culturais. Integra o grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos, coordenado pelo professor Orlando de Barros (UERJ) e Thiago Mourelle (Arquivo Nacional). Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas. Integrante da Comissão Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC CNPQ da Univille) e da Comissão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq (Texto informado pelo autor)

Danielle Heberle Viegas

Historiadora. É Doutora (2016) e Mestra (2011) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil e pós-doutoranda no Centro de História Global da Ludwig-Maximilians-Universität München (2021-2022). Atualmente, reside na Alemanha e é a principal investigadora do projeto "Back to nature: COVID-19, utopia and socio-spatial dynamics in Brazil" vinculado ao programa "Corona Crisis and Beyond - Perspectives for Science, Scholarship and Society" da Fundação Volkswagen. No Brasil, foi professora na Universidade La Salle entre 2016 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC), no Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA) e nos cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado). Nesta universidade, desenvolveu projeto com auxílio do CNPq "Planejando o terceiro mundo: transnacionalidade e circulação de ideias em experiências de planejamento urbano no Sul do Brasil" (2019-2020)". Atuou também como professora na rede pública de ensino técnico e superior, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2016-2017). É pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Porto Alegre), membro da AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos), colaboradora da rede UEDXX (Urbanism of European Dictatorship during the XXth) e da BAYLAT (Bavarian Academic Center for Latin America).

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Roberta Barros Meira, & Danielle Heberle Viegas. (2021). Editorial. Revista Confluências Culturais , 8(2). https://doi.org/10.21726/rcc.v8i2.176