Profissão Repórter no YouTube: o discurso dos internautas sobre aborto
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v8i1.174Palavras-chave:
Profissão Repórter; aborto; estudos de recepção; YouTube; discurso do sujeito coletivo.Resumo
Este artigo analisa os comentários no YouTube feitos por internautas sobre o tema aborto, numa edição do programa Profissão Repórter. A edição escolhida, intitulada “Aborto”, deve-se à relevância do tema perante a sociedade. Como metodologia de estudo se utilizou o discurso do sujeito coletivo, proposto por Lefevre e Lefevre (2006). Para aplicar esse método, foram analisados os cem primeiros comentários dos internautas no canal do YouTube “J4C4R3JP 4”, o qual disponibiliza a edição do programa Profissão Repórter que discute a questão do aborto no Brasil, na Argentina e no Uruguai. Entre as considerações finais, podese dizer que as mulheres foram destaque, por serem as que mais se posicionaram, tanto a favor quanto contra o tema.