“Histórias de doença”: escritas de si como dispositivo de refiguração da vida-profissão

Autores

  • Rosiane Costa de Sousa
  • Elizeu Clementino de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v8i1.173

Palavras-chave:

trabalho; saúde-doença; escrita de si; refiguração.

Resumo

 O trabalho ocupa a maior parte do tempo na vida adulta. O que fazer quando ele se torna fonte de sofrimento e adoecimento? Partindo dessa questão, este texto tem como centralidade a relação entre trabalho, saúde e doença e a refiguração da vida-profissão. A proposta de refiguração neste estudo, cujo foco é o processo de saúde-doença de professores(as), elege as escritas de si como dispositivo metodológico. Por meio deste, procuram-se identificar situações que provocam adoecimento, refletir sobre causas e consequências da doença e perceber aprendizagens relacionadas às experiências da doença. Partimos do pressuposto de que por meio da “história da doença” cada professor(a) pode ampliar a consciência de si mesmo(a), gerando horizontes de perspectivas na vida e no trabalho.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Rosiane Costa de Sousa, & Elizeu Clementino de Souza. (2020). “Histórias de doença”: escritas de si como dispositivo de refiguração da vida-profissão. Revista Confluências Culturais , 8(1), 61–75. https://doi.org/10.21726/rcc.v8i1.173