Uso de maquetes táteis para o conhecimento do patrimônio: análise de uma experiência turística inclusiva em Pelotas/RS
Palavras-chave:
patrimônio arquitetônico; maquetes táteis; turismo inclusivo.Resumo
Este texto apresenta as análises desenvolvidas durante uma experiência de utilização de maquetes táteis por pessoas com deficiência visual, buscando verificar a adequação do seu uso para o conhecimento do patrimônio cultural edificado, contribuindo assim para uma atividade turística inclusiva. A atividade foi realizada com duas pessoas deficientes visuais que manusearam maquetes táteis do Grande Hotel de Pelotas, em Pelotas (RS), acompanhadas de audiodescrição, com informações dos aspectos arquitetônicos e a descrição histórica do prédio. A pesquisa demonstrou a importância do uso de maquetes táteis associado à audiodescrição para o acesso ao conhecimento do patrimônio cultural edificado por pessoas com deficiência visual. A pessoa com deficiência tem direito ao acesso a bens culturais e patrimoniais em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. Portanto, este trabalho ressalta a relevância de políticas públicas que visam promover o acesso ao conhecimento do patrimônio edificado por pessoas deficientes visuais, com vistas ao turismo inclusivo.