Educação patrimonial e natureza: ações educativas no Rincão Gaia

Autores

  • Maria Inês Möllmann
  • Daniela Ripoll
  • Edgar Roberto Kirchof

Palavras-chave:

Rincão Gaia; educação patrimonial; patrimônio natural.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as principais ações educativas voltadas à preservação da natureza no Rincão Gaia, localizado no município gaúcho de Pântano Grande. Originalmente um local devastado e inóspito por conta de sua utilização intensiva como pedreira durante muitos anos, o rincão foi restaurado, na década de 1980, pelo ecologista e agrônomo gaúcho José Lutzenberger e hoje se configura como um patrimônio natural brasileiro, em virtude de sua importância não apenas para a identidade e a memória da comunidade local, mas também e principalmente por ter se tornado uma referência enquanto espaço de educação para promover o respeito e a preservação da natureza. As reflexões e análises aqui apresentadas derivam de uma pesquisa em que foram realizados apontamentos de uma visita guiada pelas trilhas interpretativas do local, as quais são pré-agendadas e se dão, principalmente, por intermédio de caminhadas orientadas por monitores. O referencial teórico que fundamenta as reflexões propostas vincula-se às discussões sobre patrimônio, patrimônio natural e educação patrimonial.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Maria Inês Möllmann, Daniela Ripoll, & Edgar Roberto Kirchof. (2021). Educação patrimonial e natureza: ações educativas no Rincão Gaia. Revista Confluências Culturais , 10(3), 6–19. Recuperado de https://periodicos.univille.br/RCC/article/view/1661