Um olhar geneticista para a fotografia: como se criam imagens?
DOI:
https://doi.org/10.21726/rcc.v9i1.121Palavras-chave:
: fotografia; crítica genética; Tiago Santana; O chão de Graciliano; literatura.Resumo
Literatura e fotografia têm muito a ver com registros, identidades e memórias. Discutir tais práticas criativas é muitas vezes tarefa árdua e pouco precisa, como bem cabe a discussões artísticas. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é refletir sobre o processo de criação da fotografia com base na crítica genética, corrente metodológica surgida na literatura nos anos 1960 que busca esclarecer os meandros dos processos criativos por meio dos documentos de processo. Ao observar o ato fotográfico como processo, amplia-se a discussão sobre a autoria, contrariando o instante decisivo de Bresson. Neste trabalho, o fotolivro O chão de Graciliano, de Tiago Santana e Audálio Dantas, de 2006, foi analisado pela óptica geneticista, que se mostrou muito adequada à discussão e preservação do processo criativo na fotografia.