A coleção etnográfica de cerâmicas caseiras de Guilherme Tiburtius – cultura material e história da região de Araucária (PR)

Autores

  • Rosane Patricia Fernandes
  • Dione da Rocha Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v9i1.117

Palavras-chave:

coleção etnográfica; cultura material; cerâmica.

Resumo

Este artigo trata de parte da Coleção Etnográfica de Cerâmicas Caseiras Guilherme Tiburtius, coletadas em municípios do entorno de Curitiba (PR) no início dos anos 1940, discutindo especificamente as peças provenientes do município de Araucária (PR). O estudo tem como objetivo compreender o conjunto cerâmico etnográfico coletado no município de Araucária (PR), buscando elucidar a origem dessas cerâmicas e seu contexto cultural, com base em estudos bibliográficos e documentais com utilização de fontes históricas e etnológicas acerca daquela coleção, partindo da publicação “Äletere Hauskeramiikaus der Umgebung von Curitiba, Paraná, Südbrasilien”, de Guilherme Tiburtius (1968), e dos cadernos de inventário desse arqueólogo. O trabalho de pesquisa realizado auxiliou o desvelar de um passado cultural híbrido e miscigenado, que merece outras investigações e novos olhares para o precioso acervo histórico e patrimonial daquela região, a fim de dar voz ao que a cultura material é capaz de revelar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Rosane Patricia Fernandes, & Dione da Rocha Bandeira. (2021). A coleção etnográfica de cerâmicas caseiras de Guilherme Tiburtius – cultura material e história da região de Araucária (PR). Revista Confluências Culturais , 9(1), 104–116. https://doi.org/10.21726/rcc.v9i1.117