A memória reprimida e aproximações pós-coloniais: história da pedagogia como patrimônio cultural

Autores

  • Ralf Koerrenz

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v9i1.109

Resumo

Pessoas aprendem. Uma das características do ser humano é sua capacidade de aprender. Pessoas aprendem pois estão em condições de absorver informações e de integrar percepções e ações e, assim, modificar sua existência em um processo contínuo. Pessoas aprendem à medida que se expõem às informações externas. Por meio do diálogo consigo mesmas, buscam entender seus pensamentos e ações. Pessoas aprendem. Viver somente dos seus instintos não é suficiente. Em qualquer contexto cultural, não importa se alguém se apresenta como “primitivo” ou como “altamente civilizado”. Todas as pessoas são igualmente determinadas e capacitadas ao processo de aprendizagem. A rigor, o ser humano existe? Sim, naturalmente ele existe. Também podemos dizer o contrário: naturalmente, ele não existe.Ambas as afirmações, contraditórias, estão corretas, embora a contradição humana ainda não seja o assunto de discussão.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Ralf Koerrenz. (2021). A memória reprimida e aproximações pós-coloniais: história da pedagogia como patrimônio cultural. Revista Confluências Culturais , 9(1), 23–32. https://doi.org/10.21726/rcc.v9i1.109