O ensino de Química e a cultura afro-brasileira e africana: ação docente e compromisso social

Autores

  • Stephany Petronilho Heidelmann
  • Joaquim Fernando Mendes da Silva
  • Gabriela Salomão Alves Pinho

DOI:

https://doi.org/10.21726/rcc.v8i3.197

Palavras-chave:

Lei Federal 10.639/03; ensino de Química; cultura afro-brasileira e africana.

Resumo

A promulgação da Lei Federal n.º 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os estabelecimentos de ensino no Brasil, representa uma possibilidade de contemplar no currículo escolar momentos de valorização e reconhecimento cultural, colaborando para a desconstrução do mito da igualdade social e do eurocentrismo. Partindo de tal pressuposto, este trabalho apresenta e analisa os resultados obtidos com a aplicação de uma proposta metodológica a alunos da educação básica, licenciandos em Química e professores de Química, em que foram abordadas questões sociais que perpassam a Guerra no Congo e a exploração do minério coltan, na África, numa perspectiva problematizadora, discutindo a função social do ensino em tal contexto e desmistificando abordagens neutras e positivistas da ciência. Dessa forma, realiza-se uma análise qualitativa dos discursos e das percepções dos participantes ao longo das aplicações, problematizando-os em eixos de discussão. Os resultados apontam a importância não só de trabalhar com temas sociais afro-brasileiros e africanos de forma culturalmente guiada, integrando-os com aspectos químicos, como também a necessidade de repensar a formação de professores como um espaço profícuo à construção da identidade docente, pautada pela ética e necessidade de tornar os estudantes cidadãos transformadores.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Stephany Petronilho Heidelmann, Joaquim Fernando Mendes da Silva, & Gabriela Salomão Alves Pinho. (2019). O ensino de Química e a cultura afro-brasileira e africana: ação docente e compromisso social. Revista Confluências Culturais , 8(3), 119–130. https://doi.org/10.21726/rcc.v8i3.197