OS COMPONENTES DA COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v3i1.61Palavras-chave:
colaboração; educação em design; trabalho em equipe.Resumo
Para o designer, a capacidade de trabalhar em equipes de modo colaborativo apresenta-se como alternativa para a oferta de soluções viáveis, num cenário em que a atuação individual é cada vez mais difícil, justificando a necessidade de desenvolver a colaboração como competência durante o ensino superior. O tema colaboração é amplamente pesquisado em todo o mundo, contudo a literatura científica não é suficientemente clara sobre tal conceito, pois apresenta diversos termos com significados semelhantes. Além disso, apesar da vasta literatura existente sobre o assunto, não é possível identificar uma descrição de como estimular essa competência de maneira estruturada. Diante de tal problemática, o objetivo deste artigo é conceituar a colaboração e identificar os componentes dessa competência que possam ser estimulados na educação em design. A revisão bibliográfica, que foi realizada em etapa sistemática e assistemática, bem como a análise exaustiva dos dados obtidos, culminou na proposição de um conceito de colaboração fundamentado na literatura, amplamente válido e aplicável não somente ao ensino de design, como também a outros contextos. O estudo resultou ainda na identificação de oito componentes da colaboração que podem ser fomentados em sala de aula com o objetivo de estimular a colaboração entre os estudantes.