O ENSINO DO DESIGN: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v3i1.56Palavras-chave:
ensino do Design; educação; tecnologia.Resumo
A acelerada evolução da tecnologia trouxe novos desafios para as práticas pedagógicas, demandando um replanejamento da sociedade e da educação para acompanhar esse processo contínuo. Diante de tantas transformações é importante refletir sobre a base da formação de designers para encontrar meios de adequá-los ao perfil contemporâneo. Nesse sentido, este artigo apresenta uma análise de referenciais provenientes de dois relatórios mundiais e diretrizes curriculares legitimadas que tratam do ensino superior. Discutem-se os principais desafios identificados nesses relatórios, procurando apontar iniciativas existentes nas diretrizes e destacar elementos que podem refletir na formação e na prática do futuro designer. A contribuição deste artigo reside nos subsídios apontados na discussão das informações apresentadas como um convite a estudos mais aprofundados para prover meios de formar indivíduos no nível superior, utilizando abordagens interdisciplinares e multivariadas que dominem diferentes competências em amplos aspectos – sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e políticos.