O ENSINO DO DESIGN: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Flavia Lumi Matuzawa
  • Miriam Nathalie Fortuna Ferreira
  • Berenice Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v3i1.56

Palavras-chave:

ensino do Design; educação; tecnologia.

Resumo

A acelerada evolução da tecnologia trouxe novos desafios para as práticas pedagógicas, demandando um replanejamento da sociedade e da educação para acompanhar esse processo contínuo. Diante de tantas transformações é importante refletir sobre a base da formação de designers para encontrar meios de adequá-los ao perfil contemporâneo. Nesse sentido, este artigo apresenta uma análise de referenciais provenientes de dois relatórios mundiais e diretrizes curriculares legitimadas que tratam do ensino superior. Discutem-se os principais desafios identificados nesses relatórios, procurando apontar iniciativas existentes nas diretrizes e destacar elementos que podem refletir na formação e na prática do futuro designer. A contribuição deste artigo reside nos subsídios apontados na discussão das informações apresentadas como um convite a estudos mais aprofundados para prover meios de formar indivíduos no nível superior, utilizando abordagens interdisciplinares e multivariadas que dominem diferentes competências em amplos aspectos – sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

FLAVIA LUMI MATUZAWA; MIRIAM NATHALIE FORTUNA FERREIRA; BERENICE SANTOS GONÇALVES. O ENSINO DO DESIGN: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 3, n. 1, p. 15–22, 2021. DOI: 10.21726/pl.v3i1.56. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/56. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos