TESTAGEM DE EFICÁCIA DE BIOMATERIAIS PARA FORMULAÇÃO DE PRODUTOS NO BIODESIGN
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2576Palavras-chave:
biodegradabilidade, café, biomaterialResumo
O destaque das produções têxteis na atualidade vem se tornando um problema ambiental gravíssimo. Nesse cenário, surgem novos elementos para amenizar as crises ecológicas provocadas por essa indústria, sendo alguns deles: patchwork, materiais sintéticos (tecidos “rPet” e “couros”) e biomateriais como plásticos e têxteis de origem vegetal e animal. Nesse último caso, entretanto, a pesquisa sobre a qualidade e a efi cácia do material é escassa (principalmente em escala nacional e regional). Com foco no atual cenário, a presente pesquisa objetiva o levantamento de estudos relacionados a produção, testagem e experimentação de possibilidades de tecidos/couros, com base em descartes da borra de café. Como metodologia de design, o trabalho fundamenta-se no sistema proposto por Ambrose e Harris (2010), utilizando-se das etapas defi nir, pesquisar, idealizar, prototipar, selecionar, implementar e aprender, empregando assim todas as etapas do método do design thinking para a concepção da pesquisa visando
a um produto biodegradável e de cunho sustentável. Como resultado, chegou-se a uma formulação que teve os melhores resultados esperados aplicados a um produto físico com a mistura-base de amido (60 g), água (60 mL), glicerina (5 mL), café (15 g), óleo de coco (5 mL) e ágar-ágar (15 g) assinalada no texto como produção (D). Concluiu-se efetivamente o estudo com um modelo-base de mistura para futuras experimentações e buscando melhorias do material.
Downloads
Referências
ABIT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Perfil do setor 2022. Disponível em: www.abit.org.br. Acesso em: 2022.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. New York: Bloomsbury Publishing, 2010.
BARAUNA, Debora. Experimentação em design: biomateriais como uma alternativa para a moda sustentável. Conference paper, Simpósio de Design Sustentável, UFPR, 2021.
BELL, Barbara. Material intelligence: an overview of new materials for manufacturers. Canadá: PF Innovation, 2011.
COLE, Rebecca; ZAHAWI, Rakan. Coffee pulp accelerates early tropical forest succession on old fields. Ecological Solutions and Evidence, University of Hawaiʻi at Manoa, mar. 2021.
FAB LAB. Making bioplastic from orange peel. Youtube, Barcelona, 2021. Disponível em: https://youtu.be/SB9D6yHGI7E.
FERNANDES, Matheus Ferreira. O consumo e produção do café brasileiro. In: FATECLOG, 12., 2021. Anais [...]. São Paulo: Fatec, 2021.
FRIEDMAN, Vanessa. The biggest fake news in fashion: untangling the origins of a myth repeated so often that no one thought to question it. The New York Times, New York, 2018.
MAINSAH, Henry; MORRISON, Andrew. Towards a manifest for methodological experimentation in design research. In: NORDIC DESIGN RESEARCH CONFERENCE. Proceedings [...]. Copenhagen-Malmö, 2013.
MIYERS, William. BioDesign. London: Thames & Hudson, 2012.
NUNES, Jordão. Precarização, trabalho doméstico e trabalho domiciliar no setor de confecções em Goiânia. Goiânia: Anpocs, 2006.
PAÚL, Fernanda. “Lixo do mundo”: o gigantesco cemitério de roupa usada no Deserto do Atacama. BBC News Brasil, 27 jan. 2022.
SIQUEIRA, Tagore William de. A cultura do café. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 22, p. 205-270, 2005.
TEREZA, Gabriela. Tecidos sustentáveis: guia de materiais alternativos. Projeto de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.