BRANDING E USABILIDADE NO APLICATIVO USAT

FACILITANDO O ACESSO CIDADÃO À SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Mel Ramos da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0001-6985-4085
  • Ernestina Rita Meira Engel Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-5160-4750
  • Lisiane Ilha Librelotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Pedro Scremin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiza Luciano de Oliveira Picollo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2575

Palavras-chave:

branding, sustentabilidade, USAT

Resumo

A integração entre as estratégias de branding e a governança pública em aplicativos móveis apresenta-se como um desafi o. O propósito deste artigo é investigar como o branding foi incorporado em uma ferramenta de governança acessível ao público, utilizando como exemplo o aplicativo USAT. A metodologia adotada foi um estudo de caso de natureza qualitativa, visando desenvolver uma ferramenta que ofereça uma visualização acessível dos indicadores de sustentabilidade, juntamente com a criação da identidade visual do projeto. Os resultados indicam que é possível encontrar equilíbrio entre branding, acessibilidade e governança, desde que sejam adotadas medidas apropriadas durante todo o processo de desenvolvimento para garantir os objetivos do aplicativo. Como próximos passos, pretende-se realizar a validação do aplicativo junto à comunidade.

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Biografia do Autor

Mel Ramos da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

Ernestina Rita Meira Engel, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

Lisiane Ilha Librelotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

João Pedro Scremin, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

Luiza Luciano de Oliveira Picollo, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA ROSA, Mel Ramos; ENGEL, Ernestina Rita Meira; LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; SCREMIN, João Pedro; PICOLLO, Luiza Luciano de Oliveira. BRANDING E USABILIDADE NO APLICATIVO USAT: FACILITANDO O ACESSO CIDADÃO À SUSTENTABILIDADE. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 109–119, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2575. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2575. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos