PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O REÚSO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: O CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Roberta Sales Domingues Universidade Federal de Uberlândia
  • Viviane dos Guimarães Alvim Nunes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2574

Palavras-chave:

resíduos de construção e demolição (RCD), reúso e reaproveitamento de resíduos, gestão de resíduos na construção

Resumo

O setor da construção civil, responsável por até 40% das emissões globais de CO2, enfrenta grandes desafi os ambientais por
conta do aumento dos resíduos de construção e demolição (RCDs). No Brasil, a prática do reúso e reaproveitamento desses resíduos pode se tornar uma alternativa sustentável para minimizar tais impactos, embora existam barreiras signifi cativas na área. Este artigo investiga as potencialidades e os desafi os no reúso e reaproveitamento de RCDs no contexto brasileiro. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura por meio da análise de dez estudos que tratam do tema. Os resultados evidenciam tanto oportunidades econômicas e ambientais (como a redução de custos nas obras) quanto barreiras (a falta de políticas públicas efi cazes e de dados precisos sobre a geração de resíduos, por exemplo). Conclui-se que, para um avanço efetivo no ramo, são necessários mudanças legislativas, incentivos econômicos e maior conscientização ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Sales Domingues, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil

Viviane dos Guimarães Alvim Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

ROBERTA SALES DOMINGUES; VIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES. PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O REÚSO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: O CONTEXTO BRASILEIRO. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 99–108, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2574. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2574. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos