DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA NO DESIGN PARA A INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: DESISME

Autores

  • Laís Maurell Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carla Cipolla Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2573

Palavras-chave:

inovação social, desenvolvimento sustentável, educação, metodologias de ensino, abordagens de ensino

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que tem como finalidade promover para alunos do ensino médio o conhecimento e a prática da inovação social para a sustentabilidade, podendo também ser adaptada a outros níveis de ensino. A DESISME (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade Metodologia de Ensino) foi desenvolvida mediante uma combinação da design science research (DSR) com a pesquisa-ação, em um processo de cinco ciclos aplicados em sala de aula por uma das autoras, que é professora de Física no ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro, utilizando um plano de aulas relativo aos temas de geração de energia e poluição ambiental. A DESISME possui dez etapas e utiliza o design como modelo de organização dos métodos de ensino compreendidos por ela. Com base no teste da metodologia aplicado, conclui-se que a DESISME, que está inserida na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e na Educação para Inovação Social (SIE), possui potencial para desenvolver nos alunos competências que são pretendidas nessas duas novas formas de educação.

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Biografia do Autor

Laís Maurell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Carla Cipolla, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

LAÍS MAURELL; CARLA CIPOLLA. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA NO DESIGN PARA A INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: DESISME. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 88–98, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2573. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2573. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos