DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA NO DESIGN PARA A INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: DESISME
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2573Palavras-chave:
inovação social, desenvolvimento sustentável, educação, metodologias de ensino, abordagens de ensinoResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que tem como finalidade promover para alunos do ensino médio o conhecimento e a prática da inovação social para a sustentabilidade, podendo também ser adaptada a outros níveis de ensino. A DESISME (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade Metodologia de Ensino) foi desenvolvida mediante uma combinação da design science research (DSR) com a pesquisa-ação, em um processo de cinco ciclos aplicados em sala de aula por uma das autoras, que é professora de Física no ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro, utilizando um plano de aulas relativo aos temas de geração de energia e poluição ambiental. A DESISME possui dez etapas e utiliza o design como modelo de organização dos métodos de ensino compreendidos por ela. Com base no teste da metodologia aplicado, conclui-se que a DESISME, que está inserida na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e na Educação para Inovação Social (SIE), possui potencial para desenvolver nos alunos competências que são pretendidas nessas duas novas formas de educação.
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