DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO BASEADA NO DESIGN PARA A INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
DESISME
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2573Palavras-chave:
inovação social, desenvolvimento sustentável, educação, metodologias de ensino, abordagens de ensinoResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que tem como finalidade promover para alunos do ensino médio o conhecimento e a prática da inovação social para a sustentabilidade, podendo também ser adaptada a outros níveis de ensino. A DESISME (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade Metodologia de Ensino) foi desenvolvida mediante uma combinação da design science research (DSR) com a pesquisa-ação, em um processo de cinco ciclos aplicados em sala de aula por uma das autoras, que é professora de Física no ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro, utilizando um plano de aulas relativo aos temas de geração de energia e poluição ambiental. A DESISME possui dez etapas e utiliza o design como modelo de organização dos métodos de ensino compreendidos por ela. Com base no teste da metodologia aplicado, conclui-se que a DESISME, que está inserida na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e na Educação para Inovação Social (SIE), possui potencial para desenvolver nos alunos competências que são pretendidas nessas duas novas formas de educação.
Downloads
Referências
AFONSO, Rita; KLEINE, Dorothea; ORSI-TINOCO, Gabriel. Theory and practice in social innovations in the city of Rio de Janeiro, Brazil. Revista de Administração da UFSM, v. 15, p. 123-136, 2022.
ALDEN-RIVERS, Bethany et al. Social innovation education: towards a framework for learning design. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, v. 5, n. 4, p. 383-400, 2015.
ALTRÃO, Francielle. Metodologia de ensino: um re-pensar do processo de ensino e aprendizagem. Revista Panorâmica, v. 20, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso em: 27 maio 2023.
CIPOLLA, Carla. Creative communities as “relational” innovations: a service design approach. In: JÉGOU, François; MANZINI, Ezio (org.). Collaborative services: social innovation and design for sustainability. 1. ed. Milão: Edizioni POLI.DESIGN, 2008.
COLE, Robert et al. Being proactive: where action research meets design research. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS – ICIS, 26., 2005. Proceedings [...]. 2005, p. 325-336. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1233&context=icis2005. Acesso em: 18 jan. 2023.
COLLATTO, Dalila Cisco et al. Is action design research indeed necessary? Analysis and synergies between action research and design science research. Systemic Practice and Action Research, v. 31, n. 3, p. 239-267, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11213-017-9424-9 . Acesso em: 4 jan. 2023.
CORRES, Andrea et al. Educator competences in sustainability education: a systematic review of frameworks. Sustainability, v. 12, n. 23, p. 9.858, 2020.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.
HILL, Laura M.; WANG, Deane. Integrating sustainability learning outcomes into a university curriculum: a case study of institutional dynamics. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 4, p. 699-720, 2018.
HOFFMANN, Thomas; SIEGE, Hannes. What is education for sustainable development. Human Development, v. 1, n. 8, p. 1-6, 2018.
IDEO. Design thinking for educators. 2. ed. 2013. Disponível em: http://www.designthinkingforeducators.com/. Acesso em: 27 jun. 2021.
KALEMAKI, Irene et al. Towards a learning framework for social innovation education. In: EMES INTERNATIONAL RESEARCH CONFERENCE ON SOCIAL ENTERPRISE, 7. Sheffield Hallam University, United Kingdom, 2019. Disponível em: https://nemesis-edu.eu/wp-content/uploads/2017/12/ESCP-7ESCP-18-Kalemaki-Garefi-Kantsiou-Diego-Protopsaltis-Clare-Wall.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.
LICE, Iveta; REIHMANE, Silvija. The approaches to education for sustainable development at home economics. Rural Environment. Education. Personality. (REEP), n. 9, p. 166-173, 2016.
MANZINI, Ezio. Design when everybody designs – an introduction to design for social innovation. Cambridge, Londres: The MIT Press, 2015.
MULGAN, Geoff et al. Social innovation: what it is, why it matters and how it can be accelerated. London: The Young Foundation, 2007. Disponível em: www.youngfoundation.org. Acesso em: 20 ago. 2023.
NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. Educar, Curitiba, n. 9, p. 48-58, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100008. Acesso em: 17 nov. 2023.
REDMAN, Aaron; WIEK, Arnim. Competencies for advancing transformations towards sustainability. Frontiers in Education, v. 6, p. 785163, 29 nov. 2021.
REGINALDO, Thiago. Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica. Orientadora: Maria José Baldessar. Coorientadora: Araci Hack Catapan. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SCHREIBER, Jörg-Robert; SIEGE, Hannes. Curriculum framework: education for sustainable development. Bonn: Engagement Global, 2016.
SEEDUC-RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Currículo Referencial do Estado do Rio de Janeiro – Ensino Médio. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/curriculo-referencial. Acesso em: 10 jan. 2023.
THORESEN, Victoria W. et al. LOLA: Looking for Likely Alternatives. 1. ed. Hamar: Hedmark University College, 2009.
UNECE – UNITED NATIONS ECONOMIC COMMISSION FOR EUROPE. Learning for the Future: Competences in Education for Sustainable Development. Geneva: United Nations Economic Commission for Europe, Steering Committee on Education for Sustainable Development, 2012. Disponível em: https://unece.org/fileadmin/DAM/env/esd/ESD_Publications/Competences_Publication.pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development. Acesso em: 27 ago. 2023.
WANG, Hongxin et al. The effect of social innovation education on sustainability learning outcomes: the roles of intrinsic learning motivation and prosocial motivation. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 25, n. 4, jan. 2022.
WU, Yenchun Jim; WU, Tienhua; ARNO SHARPE, Jeremiah. Consensus on the definition of social entrepreneurship: a content analysis approach. Management Decision, v. 58, n. 12, p. 2.593-2.619, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.