CIDADES POR E PARA MULHERES: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN FEMINISTA

Autores

  • Giulia Locatelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Karine Freire Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2569

Palavras-chave:

cidades, feminismo, design

Resumo

Este estudo constitui o recorte de uma pesquisa de mestrado concluída em 2023. Ele apresenta uma reflexão teórico-crí tica,
por meio de uma revisão bibliográfica, a respeito da perspectiva predominantemente patriarcal presente no planejamento e nas
dinâmicas sociais das cidades. Com base nessa constatação, tem-se como objetivo sustentar a hipótese de que o design pode vir a atuar como o articulador de uma cidade desenvolvida por e para mulheres, desde que adotada uma mudança de paradigma nessas áreas por meio do feminismo. Assim, propõem-se caminhos para promover uma abordagem mais inclusiva e sensível ao gênero no design e no planejamento urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Locatelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design (PPG Design) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – Porto Alegre (RS),Brasil.

Karine Freire, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Design (PPG Design) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

GIULIA LOCATELLI; KARINE FREIRE. CIDADES POR E PARA MULHERES: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN FEMINISTA. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 49–57, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2569. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2569. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos