GAMIFICAÇÃO E AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2567

Palavras-chave:

gamificação, ambientes virtuais interativos, arquitetura e urbanismo

Resumo

A gamifi cação é uma técnica que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para motivar e influenciar comportamentos. Ambientes virtuais interativos, criados com tecnologias digitais, permitem interação imersiva e participação ativa dos usuários. Este trabalho discute a gamificação e a construção de ambientes virtuais interativos, com foco no ensino de arquitetura e urbanismo. Exemplos de ferramentas e plataformas de modelagem foram apresentados como recursos didáticos em aulas de graduação. A metodologia foi aplicada em disciplina optativa, demonstrando como resultado que houve impacto positivo na inclusão das metodologias ativas: os estudantes mostraram maior engajamento, motivação e colaboração, indicando que a gamificação pode ser eficaz no ensino de arquitetura e urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PPGPROCIDADE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia (GO), Brasil

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

FABÍOLLA XAVIER ROCHA FERREIRA LIMA. GAMIFICAÇÃO E AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 30–37, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2567. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2567. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos