GAMIFICAÇÃO E AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS
UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2567Palavras-chave:
gamificação, ambientes virtuais interativos, arquitetura e urbanismoResumo
A gamifi cação é uma técnica que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para motivar e influenciar comportamentos. Ambientes virtuais interativos, criados com tecnologias digitais, permitem interação imersiva e participação ativa dos usuários. Este trabalho discute a gamificação e a construção de ambientes virtuais interativos, com foco no ensino de arquitetura e urbanismo. Exemplos de ferramentas e plataformas de modelagem foram apresentados como recursos didáticos em aulas de graduação. A metodologia foi aplicada em disciplina optativa, demonstrando como resultado que houve impacto positivo na inclusão das metodologias ativas: os estudantes mostraram maior engajamento, motivação e colaboração, indicando que a gamificação pode ser eficaz no ensino de arquitetura e urbanismo.
Downloads
Referências
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizado engajadoras. São Paulo: DVS Editora (edição digital), 2014.
BOLLER, S.; KAPP, K. Jogar para aprender – Tudo que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. Tradução Sally Tilelli. São Paulo: DVS Editora, 2018.
BOWMAN, D. A.; HODGES, L. F. An evaluation of techniques for grabbing and manipulating remote objects in immersive virtual environments. In: SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Proceedings., 1999.
CODECOMBAT©. O jogo mais envolvente para aprender programação. Disponível em: <https://br.codecombat.com/> Acesso em: 29 mar. 2024.
DALGARNO, B.; LEE, M. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, 41(1), 10-32, 2010. Disponível em: <https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2009.01038.x> Acesso em: 31 mar. 2024.
DICHEVA, D.; DICHEV, C.; AGRE, G.; ANGELOVA, G. Gamification in education: a systematic mapping study. Educational technology & society, 18(3), 75-88, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270273830_Gamification_in_Education_A_Systematic_Mapping_Study> Acesso em: 27 mar. 2024.
DOMINGUES, D. O sentido da gamificação. In: Gamificação em debate. SANTAELLA, Lúcia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabricio (Orgs). São Paulo: Blucher, 2018. p. 11-19.
DUOLINGO©. Aprenda idiomas de graça. 2021. Disponível em: <https://pt.duolingo.com/> Acesso em: 21 mar. 2024.
FAINSTEIN, S. S. Planning Theory and the City. Journal of Planning Education and Research, 25(2), 121-130, 2005. Disponível em: <https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=f701cb94490359cf89bf0582d56558aede48b0ec> Acesso em: 27 mar. 2024.
GATHER© 2023, Gather Presence Inc. Disponível em: <https://www.gather.town/> Acesso em: 29 mar. 2024.
GENIALLY©. Design de curso interativo para o futuro do aprendizado. Disponível em <https://genial.ly/pt-br/ensino-superior/> Acesso em 29 mar. 2024.
KAHOOT© 2024, Kahoot! Disponível em: <https://kahoot.com/pt/> Acesso em: 29 mar. 2024.
KHAN ACADEMY©. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/ >Acesso em 29 mar. 2024.
KIM, A. Bunchball, Inc. © 2010. Gamification 101: Introducing the Game Layer to Non-Game Contexts. Disponível em: <https://jndglobal.com/wp-content/uploads/2011/05/gamification1011.pdf> Acesso em: 01 abr. 2024.
MENTIMETER © 2024. Educação. Disponível em: <https://www.mentimeter.com/pt-BR/education> Acesso em: 29 mar. 2024.
MIND LAB©. Programa Mente Inovadora. Disponível em: <https://www.mindlab.com.br/menteinovadora/> Acesso em 29 mar. 2024.
PIVEC, M.; DZIABENKO, O.; SCHINNERL, I. Aspects of Game-Based Learning. Computer Science, 2003. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Aspects-of-Game-Based-Learning-Pivec-Dziabenko/0e9bcf0bd2bd5cf0ff0470ca7315e0d1d3b9b883> Acesso em: 29 mar. 2024.
SCRATCH©. Acerca do Scratch. Disponível em <https://scratch.mit.edu/about> Acesso em 29 mar. 2024.
SITZMANN, T. A Meta-Analytic Examination of the Instructional Effectiveness of Computer-Based Simulation Games. Personnel Psychology, 64(2), 489-528, 2011. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-6570.2011.01190.x> Acesso em: 25 mar. 2024.
SKETCHUP© 2023, Trimble Inc. Disponível em: <https://www.sketchup.com/> Acesso em: 29 mar. 2024.
SOCRATIVE©. Disponível em <https://www.socrative.com/> Acesso em 29 mar. 2024.
UNITY© 2024, Unity Technologies. Disponível em: <https://unity.com/pt> Acesso em: 29 mar. 2024.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press, 2012.
WOUTERS, P. et al. A Meta-Analysis of the Cognitive and Motivational Effects of Serious Games. Journal of Educational Psychology, 105(2), 249-265, 2013. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2013-03484-001> Acesso em: 25 mar. 2024.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly. Media Inc, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.