INCLUSIVIDADE EM WEBCOMICS

UM ESTUDO ANALÍTICO DE PRINCÍPIOS DE ACESSIBILIDADE

Autores

  • Tacila Fernanda Carneiro Evangelista Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Bueno Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2565

Palavras-chave:

acessibilidade visual, mídias digitais inclusivas, teoria da codificação dupla

Resumo

Ainda que a mídia webcomic se trate de uma representação híbrida de texto e imagem, sua visualização pode ser desafiadora para indivíduos com limitações visuais, em especial aqueles com baixa visão. O presente artigo visa compreender se existe acessibilidade visual para pessoas com baixa visão em tal tipo de mídia, utilizando a teoria de codificação dupla como referência para o entendimento da eficácia nas representações verbais e não verbais para o público selecionado. Como método de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, elegeu-se um guia com recomendações de acessibilidade para baixa visão como norteador da análise de três títulos populares no Webtoon, o mais famoso aplicativo de webcomics online. Como resultado, a síntese gerada reúne os dados levantados para a avaliação, a fim de compreender se webcomics podem fazer uso da teoria de codificação dupla, considerando indivíduos com baixa visão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tacila Fernanda Carneiro Evangelista, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil

Juliana Bueno, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

Referências

ALVES, I. C. R., NASCIMENTO, L. A. L., KEYS, E. M. B., SILVA, C. C. A Evolução dos Suportes de Informação e sua Acessibilidade pelos Deficientes Visuais. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação. Florianópolis, SC. 2013.

AMIRALIAN, M. L. T. M. Sou Cego ou Enxergo? As Questões da Baixa Visão. Educar, n. 23, p. 15 - 28. Curitiba: Editora UFPR. 2004.

ANDROID (Suporte). Ajuda da acessibilidade no Android. Disponível em: <https://support.google.com/accessibility/android/answer/7349565?hl=pt-BR>. Acesso em: 11 mai. 2024.

APPLE (Suporte). Facilite a leitura de texto no iPhone com os recursos de acessibilidade. Disponível em: <https://support.apple.com/pt-br/guide/iphone/iph3c 076905a/ios>. Acesso em: 11 mai. 2024.

ARDITI, A. Designing for People with Partial Sight: Making Text Legible. [S. l.]: Lighthouse International. 2002a.

ARDITI, A. Effective Color Contrast: Designing for People with Partial Sight and ColorDeficiencies. [S.I.]: Lighthouse International. 2002b.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Assistiva. Tecnologia e educação. Porto Alegre, RS. 2017.

BIGDATA CORP. (2020). Aplicativos populares têm, na média, descrição em menos de 14% de suas imagens, limitando o seu acesso às pessoas com deficiência visual. Movimento Web para Todos. Disponível em: <https://mwpt.com.br/aplicativos-populares-tem-na-media-descricao-em-menos-de-14-de-suas-imagens-limitando-o-seu-acesso-as-pessoas-com-deficiencia-visual/>. Acesso em: 3 jul. 2024.

BORGES, W. F., MENDES, E. G. Recursos de acessibilidade e o uso dos dispositivos móveis como tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, vol. 27, e. 0036, p. 813 - 828. 2021.

BUENO, J., LIMA, C. R., SANCHES, E. C., ANTONIOLLI, K. A., REQUE, M. Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para o público de baixa visão. P. 13 - 39. Curitiba: PPGDesign, LabDSI. 2022. Disponível em: <https://mwpt.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Guia-de-recomendacoes-para -o-desenvolvimento-de-materiais-didaticos-digitais-para-o-publico-de-baixa-visao-2.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2024.

CARDOSO, J. A., DOMINGOS, A. C. M. Webcomic e hiperleitura. Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, RJ. 4a.2015.

CLARK, J., PAIVIO, A. Dual Coding Theory and Education. Educational Psychology Review, vol. 3, no. 3, p. 150 - 153. Plenum Publishing Corporation. 1991.

CRUICKSHANK, W. M., & JOHNSON, G. O. A educação da Criança e do Jovem Excepcional. Porto Alegre, RS: Ed. Globo. 1975.

IBGE. (2019). PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em: Agência IBGE Notícias. Editoria: Estatísticas Sociais. Brasil. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/ 2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de-deficiencia>. Acesso em 21 jun. 2024.

KULPA, C.C., TEIXEIRA, F.G., SILVA, R.P. ​​Um Modelo de Cores na Usabilidade das Interfaces Computacionais para os Deficientes de Baixa Visão. Design e Tecnologia, vol. 1, p. 66 - 78. Rio Grande do Sul: UFRGS, PGDesign. 2010.

LÍBERA, B. D., JURBERG, C. Estudantes cegos e com baixa visão nas redes sociais: apropriação do ambiente virtual pelos deficientes visuais. Desenhos Contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: Fundamentos da Formação e Prática. Rio de Janeiro - RJ. 2016.

PAIVIO, A. Mental Representations: A Dual Coding Approach. New York: Oxford University Press. 1986.

POST DIGITAL. André Cintra. Qual a diferença entre web e internet? 2010. Disponível em: <https://www.postdigital.cc/blog/artigo/qual-a-diferenca-entre-web-e- internet>. Acesso em: 11 de mai. 2024.

RAYAR, F. Accessible Comics for Visually Impaired People: Challenges and Opportunities. 14thIAPR International Conference Document Analysis Recognition P. 9-14. 2017.

UNIFESP. Deficiência Visual (cegueira e baixa visão). Portal de Acessibilidade Reitoria. São Paulo - SP. 2020. Disponível em: <https://acessibilidade.unifesp.br/ sobre-acessibilidade/recursos/deficiencia-visual>. Acesso em 21 jun. 2024.

UOL. Lara, R. – Gamehall. Estudantes Brasileiros Criam Jogo de Celular para Cegos. 2016. Disponível em: <https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2016/ 04/19/estudantes-brasileiros-criam-jogo-de-celular-para-cegos.htm?>. Acesso em: 11 mai. 2024.

TWYMAN, M. A schema for the study of graphic language (tutorial paper). In: KOLERS, Paul A.; WROLSTAD, Merald E., BOUMA, Herman (ed.). Processing of visible language. v. 13, p. 117 - 150. Boston, MA: Springer. 1979.

WEBTOON. Comics, Manhwa & Manga. Disponível em: <https://webtoons.com/>. Acesso em: 11 de mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

EVANGELISTA, Tacila Fernanda Carneiro; BUENO, Juliana. INCLUSIVIDADE EM WEBCOMICS: UM ESTUDO ANALÍTICO DE PRINCÍPIOS DE ACESSIBILIDADE. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 5–16, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2565. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2565. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos