INCLUSIVIDADE EM WEBCOMICS: UM ESTUDO ANALÍTICO DE PRINCÍPIOS DE ACESSIBILIDADE

Autores

  • Tacila Fernanda Carneiro Evangelista Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Bueno Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i2.2565

Palavras-chave:

acessibilidade visual, mídias digitais inclusivas, teoria da codificação dupla

Resumo

Ainda que a mídia webcomic se trate de uma representação híbrida de texto e imagem, sua visualização pode ser desafiadora para indivíduos com limitações visuais, em especial aqueles com baixa visão. O presente artigo visa compreender se existe acessibilidade visual para pessoas com baixa visão em tal tipo de mídia, utilizando a teoria de codificação dupla como referência para o entendimento da eficácia nas representações verbais e não verbais para o público selecionado. Como método de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, elegeu-se um guia com recomendações de acessibilidade para baixa visão como norteador da análise de três títulos populares no Webtoon, o mais famoso aplicativo de webcomics online. Como resultado, a síntese gerada reúne os dados levantados para a avaliação, a fim de compreender se webcomics podem fazer uso da teoria de codificação dupla, considerando indivíduos com baixa visão.

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Biografia do Autor

Tacila Fernanda Carneiro Evangelista, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil

Juliana Bueno, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

TACILA FERNANDA CARNEIRO EVANGELISTA; JULIANA BUENO. INCLUSIVIDADE EM WEBCOMICS: UM ESTUDO ANALÍTICO DE PRINCÍPIOS DE ACESSIBILIDADE. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 2, p. 5–16, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i2.2565. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2565. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos