ANTECIPAR TRANSIÇÕES SUSTENTÁVEIS A PARTIR DAS BORDAS: REVISÃO TEÓRICA DE FRAMEWORK BASEADO EM EXPECTATIVAS PARA LIDAR COM SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS

Autores

  • João Cézar Cavalcanti Rocha
  • Leonardo Gomes Castillo
  • Maria Cristina Ibarra

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i1.2358

Palavras-chave:

transições sustentáveis; expectativas; sul global.

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa em andamento sobre o processo de adaptação de um framework de antecipação baseado em expectativas de adoção de inovação em consumidores, para potencializar transições sustentáveis em sistemas. Relatamos aqui o primeiro ciclo desse percurso, em que, com base em uma revisão teórica, averiguamos como os artifícios teóricos avaliados respondem a temáticas relacionadas ao contexto de transição sistêmica para futuros sustentáveis no sul global e podem aprender com elas. Encontramos no processo a necessidade de prospectar presentes melhores, envolver multiespécies, considerar maneiras de encontrar uma “atencionalidade”, e não um controle, além de cuidar para que sonhos e esperanças consigam motivar ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

JOÃO CÉZAR CAVALCANTI ROCHA; LEONARDO GOMES CASTILLO; MARIA CRISTINA IBARRA. ANTECIPAR TRANSIÇÕES SUSTENTÁVEIS A PARTIR DAS BORDAS: REVISÃO TEÓRICA DE FRAMEWORK BASEADO EM EXPECTATIVAS PARA LIDAR COM SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 1, p. 27–37, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i1.2358. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2358. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos