JOGO COM ENCAIXE DE ANIMAIS DOS BIOMAS BRASILEIROS

Autores

  • Ronaldo Pinheiro de Morais Universidade da Região de Joinville
  • Marcos Estácio Santos Silva Universidade da Região de Joinville
  • Ana Veronica Pazmino Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v7i1.2357

Palavras-chave:

brinquedoteca; tabuleiro; crianças; hospital universitário; biomas brasileiros.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um material voltado ao aprendizado de crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, para a brinquedoteca do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é desenvolver um brinquedo/jogo lúdico e facilmente higienizável. A prática projetual utilizou diversos métodos para identificar as necessidades de crianças e seu processo de aprendizado, em diversos âmbitos, tanto motor quanto sensorial, e consistiu em uma pesquisa realizada com uma visita até o referido ambiente. O resultado é um tabuleiro, com ênfase no design social e ambiental, que possui peças simples encaixáveis e de fácil manuseio representando alguns animais dos biomas brasileiros em seus respectivos hábitats. O intuito é auxiliar essas crianças na brincadeira e no conhecimento de alguns animais nativos e que devem ser protegidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Pinheiro de Morais, Universidade da Região de Joinville

Universidade da Região de Joinville

Marcos Estácio Santos Silva, Universidade da Região de Joinville

Universidade da Região de Joinville

Ana Veronica Pazmino, Universidade da Região de Joinville

Universidade da Região de Joinville

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2010.

COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. Estudo n.º 1: o impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem. 2014. Disponível em: http://www.ncpi.org.br.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: espaço criado para atender necessidades lúdicas e afetivas. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 1, n. 44, out./dez. 2001.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4. ed. São Paulo: Aquariana, 2007.

GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta. Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 1-10, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/BcZM87LJggMKFvbBPHPth4C/#. Acesso em: 10 maio 2022.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Edusp, 1971.

INSTITUTO NEUROSABER. Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos. 2021. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/marcos-do-desenvolvimento-infantil-de-0-a-5-anos . Acesso em: 02 maio 2022.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...].

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. p. 15-48.

LINARES, A. R. Desenvolvimento cognitivo: as teorias de Piaget e Vigotsky. Disponível em: http://www.paidopsiquiatria.cat/archivos/teorias_desarrollo_cognitivo_07-09_m1.pdf. Acesso em: 5 jun. 2023.

MENESES, M. S. O lúdico no cotidiano escolar da educação infantil: uma experiência nas turmas de grupo 5 do CEI Juracy Magalhães. 2009. 55 f. Monografia (Especialização) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gestão e gestores de políticas públicas de atenção à saúde da criança: 70 anos de história. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/media/70ahsaudecrianca.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos de design de produtos. São Paulo: Ed. Blucher, 2015.

PIAGET, J. Development and learning. In: LAVATELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. Disponível em http://educadi.psico.ufrgs.br/servicos/listas/ppg-cognitiva/doc00000.doc. Acesso em: 9 jun. 2023.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio De Janeiro: Forense Universitária, 2004.

PRADO, L. L. Jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica: pandemia e o ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 26-38, jul./dez. 2018.

RIPPER, J. Desenvolvimento infantil. Unicef Brasil. Opinião. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil. Acesso em: 5 jun. 2023.

SANTOS, É. A. C.; JESUS, B. C. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tecnológica Intercontinental, Lisboa, 2010.

SANTOS, M. E. A.; QUINTÃO, N. T.; ALMEIDA, R. X. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Escola Anna Nery, v.14, n.3, p.591-598, 2010.

SANTOS, N. F. P. A importância e a necessidade do lúdico na educação infantil. 2007. 38 f. Monografia (Especialização) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca; LESSA, Francine Guímel de Cristo; ARUEIRA, Kelly Ciane Viana dos Santos. O lúdico e as metodologias ativas, uma leitura da Teoria da Aprendizagem de Vygotsky na Educação Infantil. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 20, 31 de maio de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/20/o-ludico-e-as-metodologias-ativas-uma-leitura-da-teoria-da-aprendizagem-de-vygotsky-na-educacao-infantil. Acesso em 5 jun.2023.

SONSIN, J. A importância da primeira infância e o desenvolvimento infantil – infância e adolescência. 2021. Disponível em: https://www.telavita.com.br/blog/primeira-infancia/. Acesso em: 5 jun. 2023.

TEIXEIRA, C. E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Ed. Loyola, 1995.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

DE MORAIS, Ronaldo Pinheiro; SILVA, Marcos Estácio Santos; PAZMINO, Ana Veronica. JOGO COM ENCAIXE DE ANIMAIS DOS BIOMAS BRASILEIROS. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 7, n. 1, p. 16–26, 2024. DOI: 10.21726/pl.v7i1.2357. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2357. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos