ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

AÇÕES COMPLEMENTARES PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM MATERIOTECAS

Autores

  • Paulo Cesar Machado Ferroli
  • Lisiane Ilha Librelotto
  • João Pedro Scremin

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2215

Palavras-chave:

materiais, sustentabilidade, ensino, pesquisa e extensão

Resumo

Este artigo apresenta ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco o uso da materioteca. O objetivo principal é promover a disseminação do conhecimento sobre a sustentabilidade em projetos, com o processo de seleção de materiais como ponto de partida. O presente artigo traz um estudo de caso de uma materioteca com um novo conceito, a qual, além de amostras de materiais e informações técnicas, apresenta um relatório completo sobre a sustentabilidade econômica, social e ambiental de cada material (ESA). Ações de extensão complementares incluem o desenvolvimento de HQs, vídeos, modelos e protótipos. Os resultados iniciais da presente pesquisa, integrada ao ensino e à extensão, demonstraram ser possível fornecer aos projetistas uma análise da sustentabilidade relativa de cada material em comparação com outros similares, proporcionando um conjunto relevante de informações projetuais.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

FERROLI, Paulo Cesar Machado; LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; SCREMIN, João Pedro. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: AÇÕES COMPLEMENTARES PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM MATERIOTECAS. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 2, p. 76–87, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i2.2215. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2215. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos