ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: AÇÕES COMPLEMENTARES PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM MATERIOTECAS

Autores

  • Paulo Cesar Machado Ferroli
  • Lisiane Ilha Librelotto
  • João Pedro Scremin

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2215

Palavras-chave:

materiais; sustentabilidade; pesquisa, ensino, extensão.

Resumo

Este artigo apresenta ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco o uso da materioteca. O objetivo principal é promover a disseminação do conhecimento sobre a sustentabilidade em projetos, com o processo de seleção de materiais como ponto de partida. O presente artigo traz um estudo de caso de uma materioteca com um novo conceito, a qual, além de amostras de materiais e informações técnicas, apresenta um relatório completo sobre a sustentabilidade econômica, social e ambiental de cada material (ESA). Ações de extensão complementares incluem o desenvolvimento de HQs, vídeos, modelos e protótipos. Os resultados iniciais da presente pesquisa, integrada ao ensino e à extensão, demonstraram ser possível fornecer aos projetistas uma análise da sustentabilidade relativa de cada material em comparação com outros similares, proporcionando um conjunto relevante de informações projetuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

PAULO CESAR MACHADO FERROLI; LISIANE ILHA LIBRELOTTO; JOÃO PEDRO SCREMIN. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: AÇÕES COMPLEMENTARES PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM MATERIOTECAS. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 2, p. 76–87, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i2.2215. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2215. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos