DISPENSER DE ÁLCOOL EM GEL INFANTIL PARA A BRINQUEDOTECA DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM OBJETO DE DESIGN PARA O BEM-ESTAR

Autores

  • Helena Berton
  • Ana Veronica Pazmino

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2214

Palavras-chave:

dispenser de álcool em gel; design social; ambiente hospitalar

Resumo

O presente artigo demonstra o desenvolvimento de um dispenser de álcool em gel infantil para a brinquedoteca do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), visto que a problemática levantada era de que o espaço carecia de elementos decorativos e os monitores necessitavam de instruções mais interativas sobre higienização das mãos. O projeto foi realizado com base nos métodos de design e diretrizes apresentados na disciplina Metodologia de Projeto do curso de Design de Produto da UFSC. A projeção do dispenser permeia temas importantes que nortearam a pesquisa, como design social, design para o bem-estar e a conexão deste com o vínculo emocional entre crianças-animais domésticos. O resultado foi a criação de dispensers de álcool em gel infantil de gato e cachorro com cores fortes, que incluem uma placa para auxiliar os monitores nas instruções do uso do álcool em gel, pensando no bem-estar e na redução do estresse da criança dentro do ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

HELENA BERTON; ANA VERONICA PAZMINO. DISPENSER DE ÁLCOOL EM GEL INFANTIL PARA A BRINQUEDOTECA DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM OBJETO DE DESIGN PARA O BEM-ESTAR. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 2, p. 64–75, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i2.2214. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2214. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos