ESTUDO DE CASO: PRODUÇÃO DE UM SHOWREEL DE PERSONAGEM UTILIZANDO MOTOR DE JOGO

Autores

  • André Salomão
  • Leticia Maria F. Zanini
  • Flávio Andaló
  • Leonardo Stolberg
  • Milton L. H. Vieira

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2213

Palavras-chave:

motor de jogo; showreel; animação 3D.

Resumo

Observa-se a necessidade de otimizar a produção de animações 3D no Brasil, buscando compensar a falta de incentivo e visibilidade da indústria e aumentar o volume de produções nacionais do gênero. O objetivo deste artigo é um estudo de caso do processo da produção do showreel de um personagem para animação utilizando motor de jogo. Buscou-se analisar toda a cadeia de produção, incluindo partes envolvendo a utilização de programas como Blender, Unreal Engine 4 e DaVinci, com o intuito de explanar e evidenciar para documentação e uso de futuras pesquisas. Considerando a proposta de produzir um showreel de personagem para animação em motor de jogos 3D, entende-se que foi obtido sucesso. Foi possível identificar os elementos buscados pelos objetivos, sendo estes: o formato de showreel, os processos de criação por meio de programas gratuitos, demonstrando recursos compatíveis com a metodologia, o personagem 3D animado e sua implementação em um motor de jogos para renderização em tempo real.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

ANDRÉ SALOMÃO; LETICIA MARIA F. ZANINI; FLÁVIO ANDALÓ; LEONARDO STOLBERG; MILTON L. H. VIEIRA. ESTUDO DE CASO: PRODUÇÃO DE UM SHOWREEL DE PERSONAGEM UTILIZANDO MOTOR DE JOGO. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 2, p. 52–63, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i2.2213. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2213. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos