O FENÔMENO GACHA PELO FRAMEWORK MDA
A GAME ART COLECIONÁVEL E O GAME DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2212Palavras-chave:
gacha, jogos digitais, ludificaçãoResumo
Este artigo parte de uma pesquisa mais ampla e busca discutir, com base no conceito de mecânica, dinâmica e estética proposto por LeBlanc (2004), o fenômeno do sistema gacha em jogos digitais. Objetiva-se compreendê-lo de forma mais conceitual, desde sua origem em máquinas de venda de colecionáveis, e de maneira mais prática, por meio da análise de casos de games populares (Fate/Grand Order, SuperStar e Genshin Impact). Busca-se, assim, entender o envolvimento da game art como elemento de game design e compreender como o sistema é utilizado de maneira a engajar o jogador. Apresenta-se aqui o conceito de ludificação e intervenção baseada em jogos, para então ponderar sobre a viabilidade do uso de gacha em sistemas gamificados. São discutidos pontos relevantes para a arte e o design nos videogames, conceitos que podem contribuir para a utilização do gacha em intervenções baseadas em jogos, recomendando-se assim o aprofundamento do estudo em etapas futuras da pesquisa.
Downloads
Referências
ADAMS, Mathew James.Tech Otakus Save The World? Gacha, Genshin Impact, and Cybernesis. British Journal of Chinese Studies, 2022.
BAIHAQI, Iqbal et al. Adaptation of Historical Figures into Mobile Game Characters (Case Study: Hijikata Toshizo from Fate/Grand Order). Journal of Games, Game Art, and Gamification, v. 7, n. 2, p. 21-28, 2022.
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. DVS editora, 2015.
CLAYTON, Natalie. App Annie reports game and app downloads pushed 113 billion this year. Disponível em: <https://urx1.com/qOByD>. Acesso em: 4 ago. 2023.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Beyond boredom and anxiety. Jossey-bass, 2000.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York, Harper and Row, 1990.
DALCOM SOFT. Dalcom Soft. Disponível em: https://dalcomsoft.com/_ENG/html/dh/main. Acesso em 3 ago. 2023.
HIRATA, Aline Esteves. O envolvimento do usuário com o mundo ficcional: um estudo de caso sobre o jogo “Fate/Grand Order”. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
HUNICKE, Robin et al. MDA: A formal approach to game design and game research. In: Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI. 2004. p. 1722.
KOEDER, Marco, TANAKA, Ema, SUGAI, Philip. Mobile Game Price Discrimination effect on users of Freemium services: An initial outline of Game of Chance elements in Japanese F2P mobile games, Proceedings of the 14th Asia-Pacific Regional Conference of the International Telecommunications Society (ITS): "Mapping ICT into Transformation for the Next Information Society", Kyoto, Japan, 2017.
LEBLANC, M. 2004. Mechanics, Dynamics, Aesthetics: A Formal Approach to Game Design. Palestra na Universidade Northwestern, Abril 2004. Disponível em: <http://algorithmancy.8kindsoffun.com/MDAnwu.ppt>. Acesso em 04 ago 2023
LEE, JUN SU. [줌인-달콤소프트]한류 I·P 앞세운 ‘SuperStar BTS’로 글로벌 시장 도전, 2018. Disponível em: <https://www.khgames.co.kr/news/articleView.html?idxno=96435>. Acesso em: 4 ago. 2023.
MARTINS, Bruno. 2020. Genshin Impact ultrapassa a marca de 100 milhões de jogadores. Mais Esports. Disponível em de https://maisesports.com.br/genshin-impact-100-milhoes/. Acesso em 07 ago 2023.
MCGONIGAL, Jane. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2012.
NORDSLETTEN, Ashley E.; MATAIX-COLS, David. Hoarding versus collecting: Where does pathology diverge from play? Clinical Psychology Review, Oxford, vol. 32, n. 3, p. 165-176, abril, 2012.
RUSCH, Doris C. Making deep games: Designing games with meaning and purpose. Nova York: CRC Press, 2017.
SAHGEBOVIC, Alan. Genshin Impact wins the Best Mobile Game award at TGA 2021. Sportskeeda. Disponível em: <https://www.sportskeeda.com/esports/news-genshin-impact-wins-best-mobile-game-award-tga-2021/>. Acesso em: 28 fev. 2022.
SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do design de jogos vol.1. Tradução: Edson Furmankiewicz. São Paulo: Editora Blucher, 2012.
SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2011.
TANAKA, Samara et al. Gamification Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
TERAMOTO, M.; SHIBUYA, A.; AKIYAMA, K. Game playing motivations and microtransactions: A mobile-Internet survey on social game players. In: Proceedings of the 2014 Spring Conference of Japan Association of Simulation and Gaming (JASAG)(Chiba-Matsudo), Japan. 2014. p. 10-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.