MANUFATURA RÁPIDA PARA STOP MOTION POR UMA ABORDAGEM DA CULTURA MAKER
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i2.2210Palavras-chave:
stop motion, manufatura rápida, cultura makerResumo
A criação de tecnologias está presente nas relações produtivas do Design, e convém ao ser humano a decisão de como utilizá-las. Produções caseiras e manuais hoje em dia podem ser otimizadas e facilitadas pelo uso de novas ferramentas, sem perder o seu caráter artesanal. Essa nova relação foi sintetizada pelo chamado Movimento Maker, que nasceu como um hobby e, hoje, pode servir como geração de renda individual ou até de empresas de diversas áreas. A cultura maker e o stop motion têm uma relação intrínseca, pois compartilham uma abordagem centrada na criação, colaboração e inovação. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar o uso da cultura maker como uma forma de manufatura rápida, para facilitar a confecção de cenários, personagens e esqueletos de movimentação utilizados na produção de stop motion. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva e que apresenta as contribuições da cultura maker para produções animadas em stop motion.
Downloads
Referências
ABDRASHITOV, Rinat; JACOBSON, Alec; SINGH, Karan. A System for Efficient 3D Printed Stop-motion Face Animation. Acm Journals: ACM Transactions on Graphics. Estados Unidos, p. 1-11. out. 2019. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/ abs/10.1145/3360510. Acesso em: 01 ago.2023.
ATKINSON, Paul. Do it yourself: democracy and design. Journal Of Design History. Reino Unido, p. 1-10. fev. 2006. Disponível em: http://eprints.hud.ac.uk/id/eprint/132/. Acesso em: 25 jul. 2023.
BONANNI, Leonardo; PARKES, Amanda; ISHII, Hiroshi. Future Craft: how digital media is transforming product design. Mit Media Lab. [S.L.], p. 1-12. abr. 2008. Disponível em https://www.media.mit.edu/publications/future-craft-how-digital-media- is-transforming-product-design/. Acesso em: 02 ago. 2023.
CAMPBELL, Thomas; WILLIAMS, Christopher; IVANOVA, Olga; GARRETT, Banning. Could 3D Printing Change the World? technologies, potential, and implications of additive manufacturing. Strategic Foresight Report. [S.L.], p. 1-17. out.2011.Disponível em: https://www.atlanticcouncil.org/in-depth-research/report/ddd
DUARTE, Adriana Yumi Sato; SANCHES, Regina Aparecida; DEDINI, Franco Giuseppe. Do Movimento Maker à Customização em massa: o uso das tecnologias da informação e comunicação na indústria têxtil e de confecção. Blucher, [S.L],v.3, n.12, p. 1-10, nov. 2017.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUTIÉRREZ, Raúl Tabarés. The Significance of Technological Culture in the Maker Movement. 2019. Disponível em: https://blog.p2pfoundation.net/the- significance-of-technological-culture-in-the-maker-movement/2019/04/15. Acesso em: 16 jul. 2023.
HATCH, Mark. The Maker Movement Manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. Nova York: McGraw Hill, 2013.
HUSSEIN, Mahmoud Attya Almahdi; SMADI, Mohammad Mustafa Salem Al. The Role Of Modern Technology In The Development Of Stop Motion Puppet. Journal Of Positive School Psychology. [S.L.], p. 5232-5250. jun. 2022. Disponível em: https://journalppw.com/index.php/jpsp/article/view/10755/6951. Acesso em: 20 jul. 2023.
LASER, Welle. A tecnologia laser e sua evolução. 2022. Disponível em: https://www.cimm.com.br/portal/artigos/22101-a-tecnologialaser#:~. Acesso em: 02 ago. 2023.
MATHUR, Rajshree. 3D Printing in Architecture. International Journal Of Innovative Science. [S.L.], p. 583-591. jun. 2016.
PAPAVLASOPOULOU, Sofia; GIANNAKOS, Michail N.; JACCHERI, Letizia. Empirical studies on the Maker Movement, a promising approach to learning: a literature review. Entertainment Computing, [S.L.], v. 18, p. 57-78, jan. 2017.
PURVES, Barry. Stop motion. Barcelona: Blume, 2011.
SCHUBERT, Carl; VAN LANGEVELD, Mark C; A DONOSO, Larry. Innovations in 3D printing: a 3d overview from optics to organs. Br J Ophthalmol. [S.L.], p. 159-161. nov. 2013. Disponível em: https://bjo.bmj.com/content/98/2/159.long. Acesso em: 01 ago. 2023.
SHAW, Susannah. Stop Motion. New York: Taylor & Francis, 2012.
XU, Cun Fu; ZHOU, Xiao Cheng. Three-dimensional Animation Technology in Showing the Application of the Art of Design. Matec Web Of Conferences. [S.L.], p. 1-4.mar.2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.