PROJETO BRINEQUO: FOMENTANDO SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO

Autores

  • Adriane Shibata Santos
  • Isadora Dickie
  • Anna Luíza Moraes de Sá Cavalcanti
  • Karla Pfeiffer

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2186

Palavras-chave:

crowd-design; atividades de ensino-aprendizagem; curricularização da extensão.

Resumo

O Projeto Integrado Brinequo, vigente desde 2018, integra atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição de ensino superior (IES) Univille e tem por objetivo desenvolver brinquedos lúdico-educativos que serão utilizados no tratamento e na reabilitação de pessoas com deficiência (PCD) e como estímulos para idosos. Foi aplicada uma abordagem participativa, e as atividades de ensino e extensão envolveram acadêmicos de duas turmas do curso de Design da Univille na disciplina Design, Ética e Sustentabilidade. Adotou-se a metodologia de aprendizagem ativa crowd-design em um processo participativo realizado de maneira assíncrona por meio de uma plataforma online denominada Cria Junto.Como resultado das atividades de ensino e extensão, criaram-se vinte jogos lúdico-educativos – dos quais nove são para o público de pessoas com deficiência e onze para o público idoso –, que foram doados a instituições parceiras. Este artigo é uma versão estendida do artigo aprovado e apresentado no evento Ensus 2023

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

ADRIANE SHIBATA SANTOS; ISADORA DICKIE; ANNA LUÍZA MORAES DE SÁ CAVALCANTI; KARLA PFEIFFER. PROJETO BRINEQUO: FOMENTANDO SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 1, p. 112–122, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i1.2186. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2186. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos