PROJETO BRINEQUO
FOMENTANDO SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2186Palavras-chave:
crowd-design, atividades de ensino-aprendizagem, curricularização da estensãoResumo
O Projeto Integrado Brinequo, vigente desde 2018, integra atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição de ensino superior (IES) Univille e tem por objetivo desenvolver brinquedos lúdico-educativos que serão utilizados no tratamento e na reabilitação de pessoas com deficiência (PCD) e como estímulos para idosos. Foi aplicada uma abordagem participativa, e as atividades de ensino e extensão envolveram acadêmicos de duas turmas do curso de Design da Univille na disciplina Design, Ética e Sustentabilidade. Adotou-se a metodologia de aprendizagem ativa crowd-design em um processo participativo realizado de maneira assíncrona por meio de uma plataforma online denominada Cria Junto.Como resultado das atividades de ensino e extensão, criaram-se vinte jogos lúdico-educativos – dos quais nove são para o público de pessoas com deficiência e onze para o público idoso –, que foram doados a instituições parceiras. Este artigo é uma versão estendida do artigo aprovado e apresentado no evento Ensus 2023
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