REPRESENTAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE AMOSTRAS TÊXTEIS EM MATERIOTECAS VIRTUAIS COMO SUPORTE À SELEÇÃO DE MATERIAL EM PROJETOS DE MODA E VESTUÁRIO

Autores

  • Emanoela Mardula
  • Dulce Maria Holanda Maciel
  • Icléia Silveira
  • Lucas da Rosa
  • Daniela Novelli

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2185

Palavras-chave:

biblioteca de materiais; materioteca virtual; seleção de materiais têxteis; representações gráficas digitais.

Resumo

O presente artigo discute a digitalização de materiais têxteis no contexto de acervos acadêmicos. O objetivo que guiou esta pesquisa foi mapear, por meio de informações visuais, alternativas à apresentação dos materiais, de maneira que possam auxiliar designers de moda e de vestuário enquanto usuários de materiotecas virtuais. Foram utilizadas pesquisas qualitativa e descritiva, incluindo revisão da literatura e análise de acervos virtuais de naturezas diversas que apresentam tecidos digitalizados. Como resultado, são apresentadas estratégias para atender às necessidades de informação dos designers de moda ao pesquisar em materiotecas online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

EMANOELA MARDULA; DULCE MARIA HOLANDA MACIEL; ICLÉIA SILVEIRA; LUCAS DA ROSA; DANIELA NOVELLI. REPRESENTAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE AMOSTRAS TÊXTEIS EM MATERIOTECAS VIRTUAIS COMO SUPORTE À SELEÇÃO DE MATERIAL EM PROJETOS DE MODA E VESTUÁRIO. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 1, p. 123–135, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i1.2185. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2185. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos