SELEÇÃO DE MATERIAIS NO DESIGN DE EMBALAGENS: FATORES INFLUENCIADORES NO MERCADO BRASILEIRO DE CAFÉ
DOI:
https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2154Palavras-chave:
seleção de materiais; design de embalagens; café.Resumo
A seleção de materiais para embalagens de café é o ponto central deste artigo, contextualizado no mercado brasileiro, maior produtor e um dos maiores consumidores mundiais. As formas de apresentação das embalagens ao consumidor, a amplitude de público e o envolvimento de produtores e marcas permitem ilustrar as cadeias de produção e consumo e as etapas do ciclo de vida dos produtos. A metodologia empregada é qualitativa, partindo da pesquisa bibliográfica e documental, referente ao mercado de café e ao uso de materiais no desenvolvimento de embalagens, passando à síntese gráfica das cadeias para identificação de etapas e fluxos que permitiram indicar fatores de influência para seleção de materiais nos projetos de design. Como conclusão apontou-se a possibilidade de replicar esses fatores para outros mercados, com maior ou menor impacto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.