SELEÇÃO DE MATERIAIS NO DESIGN DE EMBALAGENS: FATORES INFLUENCIADORES NO MERCADO BRASILEIRO DE CAFÉ

Autores

  • André Mol
  • Maria Regina Álvares Correia Dias
  • Lia Paletta Benatti

DOI:

https://doi.org/10.21726/pl.v6i1.2154

Palavras-chave:

seleção de materiais; design de embalagens; café.

Resumo

A seleção de materiais para embalagens de café é o ponto central deste artigo, contextualizado no mercado brasileiro, maior produtor e um dos maiores consumidores mundiais. As formas de apresentação das embalagens ao consumidor, a amplitude de público e o envolvimento de produtores e marcas permitem ilustrar as cadeias de produção e consumo e as etapas do ciclo de vida dos produtos. A metodologia empregada é qualitativa, partindo da pesquisa bibliográfica e documental, referente ao mercado de café e ao uso de materiais no desenvolvimento de embalagens, passando à síntese gráfica das cadeias para identificação de etapas e fluxos que permitiram indicar fatores de influência para seleção de materiais nos projetos de design. Como conclusão apontou-se a possibilidade de replicar esses fatores para outros mercados, com maior ou menor impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

ANDRÉ MOL; MARIA REGINA ÁLVARES CORREIA DIAS; LIA PALETTA BENATTI. SELEÇÃO DE MATERIAIS NO DESIGN DE EMBALAGENS: FATORES INFLUENCIADORES NO MERCADO BRASILEIRO DE CAFÉ. Plural Design, Joinville, SC, Brazil, v. 6, n. 1, p. 93–104, 2023. DOI: 10.21726/pl.v6i1.2154. Disponível em: https://periodicos.univille.br/PL/article/view/2154. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos